O ENADE visa o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Os resultados do Enade geram dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, podem ser construídos referenciais que possibilitam ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

O ENADE é importante para a Instituição de Ensino Superior, mas é duas vezes mais importante para o aluno. Através do ENADE é que o MEC gera o conceito do curso em que o aluno está estudando. Isso acaba definindo o peso e importância do diploma dele.

Em 2012, o Enade avaliará os estudantes dos cursos que:

• conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (que podem ser organizados em subgrupos que permitam a avaliação de componentes específicos da área), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo; e

• conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Fonte: Assessoria de Comunição Inep

Saiba mais sobre o ENADE

Manual do Enade 2012

Portaria normativa nº 6