Apresentação:

A avaliação institucional do Centro Universitário proporciona um acompanhamento permanente das várias esferas da vida acadêmica, como: ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.

Em consonância com a realidade atual, este projeto entende a avaliação como um instrumento de natureza democrática e participativa, capaz de auxiliar a Instituição e os indivíduos a concretizarem seus objetivos, garantindo um caráter de confiabilidade aos projetos propostos e em desenvolvimento.

Objetivos:

O Programa de Avaliação Continuada do Centro Universitário Moura Lacerda tem como objetivo mais amplo oferecer instrumentos de acompanhamento, análise e avaliação de todas as funções e atividades de apoio técnico e administrativo que subsidiem o processo de desenvolvimento institucional e o estabelecimento de práticas, diretrizes e estratégias para o cumprimento da missão desta Instituição, ou seja, ser uma organização de ensino, pesquisa e extensão voltada para a realidade local e regional.

De forma mais específica, a avaliação no Centro Universitário Moura Lacerda se propõe a:

  • sensibilizar constantemente a comunidade acadêmica para a construção de uma cultura avaliativa visando à melhoria da qualidade na Instituição e à prestação de contas aos alunos, seus pais e à sociedade em que a Instituição Moura Lacerda está inserida;
  • elaborar um diagnóstico permanente das atividades curriculares e extracurriculares (funções de ensino, pesquisa, extensão e suas formas de gestão), objetivando a orientação pedagógica dos cursos e a definição de uma concepção de excelência acadêmica a ser alcançada;
  • propor mudanças no projeto pedagógico, ouvindo os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos, incentivando-os a participar ativamente do processo avaliativo;
  • estruturar um Banco de Dados Acadêmico-Institucional para socializar o fluxo de informações relevantes do Centro Universitário Moura Lacerda.

Procedimentos metodológicos:

Considerando-se que a Avaliação Institucional no Centro Universitário Moura Lacerda é tanto interna quanto externa, o universo da pesquisa, em sua dimensão interna, é composto por docentes, corpo técnico-administrativo e discentes. Já o universo da avaliação externa é constituído por egressos do ensino superior (graduação e seqüenciais), pós-graduandos e pós-graduados, elementos da sociedade, representados pelos usuários das atividades de pesquisa e extensão, e representantes do mercado de trabalho.

Avaliação Interna:

A avaliação interna, no Centro Universitário Moura Lacerda, consistirá em momentos de reflexão da Instituição sobre suas diversas dimensões e cursos, desencadeando um processo de auto-avaliação que envolverá a realização de diversos subprojetos de avaliação. A perspectiva é que, considerando-se um conjunto de indicadores e inferências, a Instituição possa analisar os vários dados de forma a qualificá-los, gerando relatórios que reflitam a percepção de si mesma.

Considerando-se que a Avaliação Institucional envolve diferentes dimensões, o Centro Universitário Moura Lacerda optou por iniciar o processo de avaliação pelo ensino de graduação, incluindo, nos instrumentos e indicadores, aspectos relativos ao conjunto da Instituição.

Tal etapa deverá abordar:

Avaliação qualitativa dos Cursos:

  • Auto-avaliação;
  • Avaliação do desempenho do curso;
  • Pontos positivos e negativos;
  • Relatório de Avaliação.

Avaliação do corpo docente e discente.

Avaliação do projeto pedagógico do curso:

  • Interdisciplinaridade;
  • Enfoques curriculares. Interação teórico-prática: integração das atividades de pesquisa e extensão às práticas curriculares;
  • Indicadores como: índices de evasão, repetência, tempo médio de integralização do curso, índices de ocupação, etc;
  • Resultados: capacidade dos concluintes, qualidade do curso e análise comparativa.

Avaliação das disciplinas:

  • Objetivos das disciplinas;
  • Plano de ensino;
  • Bibliografia;
  • Atividades práticas;
  • Recursos humanos e infra-estrutura (condições técnicas);
  • Avaliação (instrumentos e conteúdos).

Avaliação da infra-estrutura e do desempenho técnico-administrativo.

Avaliação da Gestão universitária:

  • Colegiados – CEPEX – CONSU – Câmaras de Graduação – Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
  • Coordenação – Reitoria – Mantenedora.

Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da Avaliação Institucional compreenderão, para todos os projetos propostos na avaliação interna, as seguintes etapas:

  • Preparação/ Sensibilização;
  • Aplicação;
  • Diagnóstico/Análise;
  • Discussão;
  • Divulgação;
  • Reavaliação;
  • Realimentação e Difusão.

Avaliação Externa:

O Centro Universitário tem passado e continuará passando por constantes avaliações externas, realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC e por outros agentes externos. Serão de fundamental importância para a Instituição os resultados do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE que delineou o desempenho dos estudantes, das visitas das comissões designadas pelo MEC para análise das condições de oferta de cursos, reconhecimento de cursos e recredenciamento do Centro Universitário.

A avaliação externa do Centro Universitário, realizada por outros agentes externos que não o MEC, deverá compor uma comissão (externa) formada por especialistas de outras universidades, empregadores, ex-alunos e representantes de associações de classe. A comissão externa fará uma análise dos resultados da avaliação interna da Instituição, nos seguintes aspectos:

  • Corpo docente;
  • Corpo técnico-administrativo;
  • Corpo discente;
  • Infra-estrutura;
  • Análise dos currículos dos cursos de graduação;
  • Mercado de trabalho;
  • Acompanhamento dos egressos.

Avaliação do Processo de Avaliação:

Durante todo o processo de avaliação institucional será realizado um acompanhamento contínuo com o objetivo de identificar os elementos que possibilitarão reformulações do próprio Projeto de Avaliação Institucional. Isso envolverá a necessidade de estudos conceituais e empíricos sobre avaliação, estudos sobre o impacto da avaliação, estudos descritivos da prática de avaliação e estudos empíricos sobre a metodologia de avaliação, constituindo-se em uma área de pesquisa.

Contribuirão para essa avaliação os indicadores obtidos por meio de instrumentos (questionários) apresentados aos participantes do processo com o objetivo de avaliação da avaliação institucional.

Conclusão:

Consideramos que uma avaliação institucional ampla e consistente pode colaborar significativamente na reestruturação do capital cultural e formação de uma cultura de avaliação na comunidade envolvida.

Nesse contexto, torna-se necessário um trabalho contínuo de sensibilização e análise de dados embasada na confiabilidade do processo, visando aumentar a participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação, consolidando o Processo de Avaliação Institucional do Centro Universitário Moura Lacerda.

CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FALE CONOSCO: cpa@mouralacerda.edu.br