EDUCAÇÃO INCLUSIVA

APRESENTAÇÃO

Encontramo-nos em uma sociedade em que as referências à educação inclusiva têm sido muito constantes. Nunca se falou tanto sobre a importância da diversidade e da inclusão no mundo globalizado e cada vez mais desafiador. O ensino e a aprendizagem alcançaram dimensões significativas, pois esse processo tornou-se uma realidade. Nessa relação, a educação inclusiva se constitui numa construção do conhecimento que é pautado na busca de novos saberes, novas ferramentas educacionais, práticas e significações constantes desse público tão especifico.

 

OBJETIVOS

  • Preparar o aluno com as técnicas e conceitos necessários para o trabalho com pessoas com deficiência na nova sociedade e plano educacional, mostrando as tendências da educação inclusiva de forma criativa, colaborativa e com responsabilidade social.
  • Trabalhar as competências e habilidades necessárias para lidar com os desafios dos novos tempos.
  • Propiciar oportunidade de prática de aplicação dos conceitos trabalhados no modelo educacional inclusivo, ao longo da disciplina.

PROGRAMA

  • Evolução histórica da deficiência até o século XXI.
  • História da Educação Inclusiva no Brasil.
  • Política de Educação Inclusiva na Perspectiva da Educação Inclusiva. (Documentos Internacionais: Declaração de Salamanca e Declaração de Montreal, entre outros).
  • Nova legislação: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, e a Política de Cotas.
  • Políticas de Formação de Professores e o Profissional de Apoio Escolar.
  • Inclusão X Integração; Identidade x Diferença e as Terminologias: Questão da diversidade como foco.
  • Deficiência Física: Definição, características e diagnóstico.
  • Deficiência Física: Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas.
  • Deficiência Física: Adaptações curriculares.
  • Deficiência Visual: Definição, características e diagnóstico.
  • Deficiência Visual: Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas.
  • Deficiência Visual: Adaptações curriculares.
  • Deficiência Auditiva: Definição, características e diagnóstico.
  • Deficiência Auditiva: Língua Brasileira de Sinais e o Processo de ensino-aprendizagem nas práticas pedagógicas.
  • Deficiência Auditiva: Adaptações curriculares.
  • Deficiência Intelectual: Definição, características e diagnóstico.
  • Deficiência Intelectual: Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas.
  • Deficiência Intelectual: Adaptações curriculares x Currículo Funcional.
  • Deficiências Múltiplas e Psicossociais: Categorias de deficiências na Convenção da ONU.
  • Altas Habilidades/Superdotação: O caminho a ser percorrido.
  • Acessibilidade: Aspectos relevantes na sociedade, lazer, escola e trabalho, e as Tecnologias Assistivas. Desafios Contemporâneos da Educação Inclusiva.

 

Corpo Docente

Profa. Ma. Carla Alessandra Moreira Damasceno