Moda, Direção de Arte e Comunicação

Objetivo

Desenvolver a visão integrada do sistema sociocultural da região, bem como as exigências formativas necessárias para atuar nesse sistema, não só para aprimorá-lo como para transformá-lo.
Interpretar e aplicar fundamentos teóricos para a compreensão do contexto histórico, sociocultural, simbólico e mercadológico;
Aperfeiçoar a capacidade analítica, técnica, crítica, criativa e expressiva na área de moda e suas adjacentes;
Identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas de projeto;
Desenvolver atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.

Público Alvo

Profissionais, Empresários, Pesquisadores e Graduados em Moda, Publicidade, Jornalismo e Comunicação, Marketing, Design, Arquitetura, Artes ou outras áreas afins.

Módulos: 5 grandes módulos que serão abertos com aulas magnas por profissionais de renome de acordo com cada área específica

MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA IMAGEM

Abrange os fundamentos teóricos e práticos dos símbolos, assim como, o domínio das imagens como representações visuais: desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, imagens cinematográficas, televisão, infográficas, etc.

MÓDULO II – DIREÇÃO DE ARTE

Parte dos conceitos que embasam a formação e a representação da imagem, abordará todas as principais fases do processo de fotografia e iluminação de produtos audiovisuais e se concentrará na instrumentalização dos principais equipamentos de captação de imagem digital. Figurino, Projeto Colaborativo e Portfólio, também serão tratados.

MÓDULO III – ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO

Envolve as novas vertentes e o consumidor 2.0, passando pelas plataformas tecnológicas de consumo, comércio eletrônico, social commerce ou e-commerce, comércio virtual ou venda não-presencial, que se estende até venda por telemarketing, por computadores, tablets e smartphones.

MÓDULO IV – COMUNICAÇÃO SOCIAL E CULTURA

Esses fundamentos estudam o desenvolvimento e a aplicação da Comunicação Social em todos os seus aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e tecnológicos, abrange um extenso aparato teórico-prático sobre o contexto tecnológico, com disciplinas que vão desde a Ciberestética e o Consumo Tecnodigital, de modo a desenvolver uma postura inovadora e sinérgica no universo da comunicação digital.

MÓDULO V – METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA

Introduzir os alunos ao universo da pesquisa cientifica respeitando as normas da ABNT, montar um projeto de pesquisa com alto impacto e seguir os templetes das principais revistas ou congressos da área, além de contar com orientações sobre o desenvolvimento do TCC.

 

Corpo docente:

Prof. Dr. César Rocha Muniz

Profa. Dra. Maria de Fátima Mattos

Profa. Ma. Mariana Dias Almeida

Profa. Ma. Ana Paula de Matos

Profa. Ma. Natalie Rodrigues Alves Ferreira

Profa. Ma. Patricia Cristina de Lima

Prof. Me. Caio Aguilar Fernandes

Prof. Especialista Rodrigo Aparecidos de Souza

Profa. Especialista Mariane Torrezan Marchesi

Coordenadora: Profa. Ma. Juliana Bononi

Informações:
Telefone: (16) 2101-1096.
E-mail: informacoes@mouralacerda.edu.br