Número de créditos: 4

Carga horária: 60

Ementa:
A constituição do sujeito nas inter-relações sociais pelos processos de intersubjetividade. Discussão dos processos de intersubjetividade relacionados às práticas educativas.

Objetivos:
•Levar o aluno a compreender a constituição da subjetividade pelos processos intersubjetivos.
•Levar o aluno a compreender os conceitos de dialogismo, interação verbal, enunciado e enunciação na perspectiva bakhtiniana.
•Discutir os conceitos dos objetivos anteriores relacionados às práticas educativas.

Bibliografia:
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 1995.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BRAITH, B. (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

BRAITH, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo, SP: Contexto, 2005.

BRAITH, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo, SP: Contexto, 2006.
Geraldi, J. W. Portos de Passagem. São Paulo, SP: Martins Fontes Editora Ltda, 1997.

PINO, A. As Marcas do Humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

VIGOTSKI, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.

Áreas de pesquisa:
Educação