Número de créditos: 4

Carga horária: 60

Ementa:
Gênese social da constituição do sujeito. Linguagem, desenvolvimento e práticas educativas.

Objetivos:
Levar o aluno a compreender a gênese social da constituição do sujeito, tendo como fundamentação teórica a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano.
Levar o aluno a refletir sobre as práticas educativas, a partir dos conceitos: funções mentais superiores, relação entre aprendizagem e desenvolvimento, zona de desenvolvimento proximal e mediação semiótica.

Bibliografia:
GÓES, M. C. R. de. As relações Intersubjetivas na Construção de Conhecimentos. In:
GÓES, M. C. R. de.; SMOLKA, A.L.(orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997, p. 11-28.

NOGUEIRA, A. L. H. Eu leio, ele lê, nós lemos: processos de negociação da construção da escrita. In: SMOLKA, A.L.; GÓES, M.C.R.de (orgs.). A Linguagem e o Outro no Espaço Escolar: Vygtosky e a Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1993, p. 15-34.

OLIVERA, I. M. Autoconceito, preconceito: a criança no contexto escolar. In: SMOLKA, A.L.; GÓES, M.C.R.de (orgs.). A Linguagem e o Outro no Espaço Escolar: Vygtosky e a Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1993, p. 153-177.

PINO, A. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na Perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005, p. 175-194.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: Análise de Traduções de Lev Semionovitch Vigtoski no Brasil – repercussões no campo educacional. 2010. 295 F. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010, p. 27-57.

SEBEOK, T. A.; UMIKER-SEBEOK, J. Você conhece meu método: uma justaposição de Charles S. Peirce e Sherlock Holmes. In: ECO, U; SEBEOK, T. A. (orgs.). O Signo de Três. São Paulo: Perspectiva, 1983, p. 13-58.

SMOLKA, A. L. Ensinar e Significar: as relações de ensino em questão ou das (não) coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, A. L.; HORTA, A. L. H. (Orgs.). Questões de Desenvolvimento Humano: Práticas e Sentidos. Campinas: Mercado das Letras, 2010, p. 107-128.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991, p. 67-85.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984, p. 21-34.

Áreas de pesquisa:
Educação