Número de créditos: 4

Carga horária: 60

Ementa:
Investigação científica em educação. Conceituação, métodos e abordagens da pesquisa em educação. O processo da pesquisa: elaboração do projeto, coleta e análise de dados. Aspectos técnicos da redação científica e apresentação acadêmica.

Objetivos:
Esta disciplina se propõe a apresentar e discutir as bases teórico-metodológicas da pesquisa em educação, visando proporcionar condições necessárias para a reflexão e delimitação do anteprojeto de pesquisa apresentado ao Programa, bem como para a reelaboração do mesmo.

Bibliografia:
BOGDAN, Robert. BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1992, p. 09-88.

MINAYO, M.C. de Souza et al (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 23ª ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, p. 11-24

PINO, Angel As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S.Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005, p. 175-194.

SZYMANSKI, Heloisa (Org.). Perspectivas para a análise de entrevistas. In.: A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002. p. 63-86.

VYGOTSKY, Lev.S. A formação social da mente. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991, p. 67-85.

Áreas de pesquisa: