Informações PPGE

Histórico

O Centro Universitário Moura Lacerda, é uma instituição de ensino, que faz parte da história de Ribeirão Preto e conta com 92 anos de existência comprometida com a educação. Foi criado em 1923, como Escola de Comércio Rui Barbosa, destinada à formação de quadros especializados para o comércio local. Em abril de 1927, o professor Oscar de Moura Lacerda, integrante do corpo docente desde a sua fundação, tornou-se proprietário da escola, assumindo a sua direção, mudando o nome de Escola para Instituto Comercial de Ribeirão Preto, logo substituída por Instituição Moura Lacerda.

A Escola constituiu-se num marco educacional da cidade, num momento em que a cidade de Ribeirão Preto e região, fora acometida pela crise das lavouras cafeeiras, e com isso, a necessidade de buscar novas alternativas econômicas. Diante dessas demandas, a Instituição Moura Lacerda foi ampliando sua proposta educacional, com a criação do curso de Administração de Empresas e Finanças e, posteriormente, criando a Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto, em 1932, que se tornou o primeiro curso nessa área, do Estado de São Paulo e o segundo no país.

Ao mesmo tempo em que a Instituição se voltava para a preparação das carreiras administrativas, também se comprometia com a educação de crianças e de jovens, instalando no ano de 1935 o Ginásio de Ribeirão Preto e, logo depois, em 1937, o Colégio Moura Lacerda. Em um contexto de expansão do setor agro-industrial, como parte do projeto de desenvolvimento econômico e com a criação e expansão dos cursos de nível superior no país, na década de 1970, a região de Ribeirão Preto configura-se historicamente como região de alto potencial agrícola, industrial e comercial. Acompanhando esse desenvolvimento, a Instituição Moura Lacerda amplia seus cursos de nível superior entre eles foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com várias licenciaturas e o curso de Pedagogia.

A partir de 2004, foi recomendado pela CAPES e reconhecido pelo MEC o Programa de Mestrado em Educação.

Em 2013, ao completar 90 anos, sendo desde 1997 reconhecida como Centro Universitário, a Instituição Moura Lacerda oferece 21 cursos de graduação,  (licenciatura e bacharelado); 09 tecnológicos; 19 cursos de pós-graduação Lato Sensu em nível de Especialização; e 01 curso Stricto Sensu, nível Mestrado, em Educação Escolar.

Sobre o Programa

O programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, recomendado pela CAPES desde 2004, responsabiliza-se pela pesquisa no campo da Educação Escolar, propondo novos olhares para a Educação Brasileira, objetivando proporcionar a construção de conhecimento e a formação de professores-pesquisadores, aptos a desempenhar as funções da docência e pesquisa na área da educação escolar, a partir de uma visão crítica do contexto histórico, político, sócio-cultural. O programa oferece o curso de Mestrado em Educação Stricto Sensu, interage com as Coordenadorias de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e promove eventos e grupos de discussão junto à comunidade acadêmica e o público em geral.

Para atender aos objetivos propostos e atingir aos desafios almejados, o PPGE do Centro Universitário Moura Lacerda desenvolve suas atividades a partir da  área de concentração em  Educação Escolar, constituída por duas Linhas de pesquisa: Currículo, Cultura e Práticas Escolares;  e Constituição do Sujeito no Contexto Escolar, as quais investigam, sobretudo, as políticas e práticas curriculares, políticas públicas e a constituição do sujeito no contexto escolar.

A matriz curricular do Programa é composta por disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, atividades complementares e grupos de pesquisa. As disciplinas obrigatórias são dirigidas para a fundamentação teórico-metodológica. São elas: Fundamentos da Educação I; Fundamentos da Educação II, Pesquisa em Educação e Seminários de Dissertação. As disciplinas eletivas possibilitam o aprofundamento teórico-metodológico, voltado para a temática de cada linha de pesquisa. As atividades complementares visam a participação e o envolvimento do aluno no mundo acadêmico, por meio da participação em eventos. Os grupos de pesquisa constituem um espaço de discussão dos diferentes subprojetos dos orientandos.

Coordenadora: Profa. Dra. Rosilene Batista de Oliveira
E-mail: rosilene.oliveira@mouralacerda.edu.br
Telefone: (16) 2101-1025 – 2101-1125
Endereço: Rua Padre Euclides, 995 – Ribeirão Preto/SP 14085-420

Linhas de Pesquisa

  • Currículo, Cultura e Práticas Escolares (Linha 1)  Investiga o currículo, entendendo-o como uma articulação entre a prática escolar e o mundo da cultura.
    Eixos temáticos:

    • políticas e práticas curriculares;
    • pensamento educacional;
    • políticas educacionais;
    • formação de professores;
    • trabalho docente;
    • tecnologias e educação;
    • história da educação;
    • cultura escolar;
    • ensino de ciências;
    • educação ambiental.
  • Constituição do Sujeito no Contexto Escolar (Linha 2) Investiga a constituição do sujeito imerso nas práticas escolares. Considera aspectos psicossociais; históricos e culturais.
    Eixos temáticos:

    • diferenças na escola;
    • inclusão;
    • identidade;
    • cultura escolar;
    • representação do espaço escolar;
    • gênero;
    • sexualidade.

Publicações