O evento aconteceu no Centro Universitário e teve como tema “Excluir a Exclusão” e contou com palestras e oficinas lúdico-interativas

Foi com sucesso de público e conteúdo que a I Semana de Educação do Centro Universitário Moura Lacerda promovida pelos cursos de Letras e Pedagogia terminou. Realizada de 21 a 25 de maio e com o tema Excluir a Exclusão o evento contou com diversas palestras e oficinas que abordaram diversas vertentes do assunto, entre elas Histórico e Desafios da Educação Especial Inclusiva, Políticas de Educação Inclusiva, Gênero, Etnia e Diversidade Sexual, Educação e Inclusão na Literatura Infanto-Juvenil.

Para abrir o encontro, em 21 de maio (segunda-feira), aconteceu uma apresentação ministrada pelo professor José Nicolau Grigorini Filho que falou sobre a Inclusão da literatura infantil e juvenil nas escolas. O profissional também comentou sobre as mudanças de valores na educação das crianças e jovens da atualidade.

Giane Fregolente abordou no segundo dia (22/5) temas que favoreceram a reflexão sobre o cenário da educação especial e as possíveis medidas voltadas para sua melhoria com a palestra Educação Especial na perspectiva inclusiva: Históricos e Desafios. As oficinas interativas dos professores Fábio Deodato dos Santos e Denise de Lima provaram que os deficientes físicos têm total capacidade de serem autônomos e responderem pelos próprios atos, vontades e decisões pessoais e profissionais. Para fechar a programação, Ana Paula de Freitas usou conceitos históricos para explicar a atual situação do ensino e suas políticas no Brasil e destacou que a globalização exclui por meio da competição por desempenho, desigualdade e diferença de materiais didáticos.

O terceiro dia (23/5) contou com a presença da professora e socióloga Anatalina da Silva que colocou em pauta o preconceito subentendido no Brasil. A profissional esclareceu um pouco mais da lei que impõe o ensino de História Afro nas escolas e, com uma dinâmica musical e dançante, destacou a importância da redução das desigualdades e o que as mudanças de visão acontecem a partir da educação nas crianças. A outra oficina, de nome Vivenciando Libras, foi promovida pelo Centro de Atendimento ao Surdo e esclareceu como funciona o meio de comunicação alternativo.

Na quinta-feira (24/5), a palestra-oficina da professora Elizabete Fredosse “Grupo operativo e a diversidade: conceitos, definições, estratégias dinâmicas grupais para facilitação da aprendizagem” explicou o conceito de grupo operativo por meio de conceitos históricos e levou os espectadores à reflexão de que um trabalho em conjunto só é possível com uma boa harmonia. A dinâmica “Saber ser e saber conviver” de Juliana Leonardi relacionou o comportamento dos participantes com o modo de agir no mundo e, como simples atitudes, podem incluir ou excluir outra pessoa. No período da noite a apresentação da professora Joana D´Arc Costa da Ong Rosa Vermelha abordou os tabus com a sexualidade e como ensinar nas escolas é importante para a diminuição do preconceito.

O encerramento com chave de ouro aconteceu com a presença da professora Fabiana Leite. A docente abordou o tema Linguagem Musical: uma aptidão humana e apresentou conceitos da neurociência que explicam o processamento da música no cérebro, seu uso como meio de comunicação intelectual e sensorial por pessoas com deficiência e o conforto para famílias que encontram nas notas musicais uma atividade para seus parentes. No mesmo dia, a professora Tina de Oliveira dramatizou a contação de histórias “Espelho, espelho meu” que provocou verdadeira emoção entre os participantes da oficina. À noite, uma equipe do Rib Down explicou o projeto Roma em Ribeirão. O objetivo é o de proporcionar por meio de diversas atividades o enriquecimento dos conceitos familiares e escolares, além de reforçar a ideia de que os deficientes são capazes de ter uma vida normal.

A I Semana de Educação representa a 17ª Semana da Pedagogia e a 23ª Semana de Letras e foi realizada em homenagem aos 89 anos do Centro Universitário Moura Lacerda e à coordenadora do curso de pedagogia, Cléria Martin, falecida o ano passado. Além das atividades programadas, a Semana ainda contou com intervenções artísticas musicais e danças apresentadas por alunos de diversas instituições especiais de Ribeirão Preto. Além desta ação, os participantes também doaram caixas de leite em troca de um kit especial. Ao todo foram arrecadados 481 litros entregues às instituições Creche Reverendo Napoleão Pereira Lins, Casa Caio, Casa das Mangueiras e O Cantinho do Céu. A doação aconteceu na última terça-feira, 29 de maio.  

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br