Concorrerá ao Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental o trabalho acadêmico que apresentar a melhor pesquisa relacionada ao conceito de sustentabilidade.

Além desse, o 12º CONIC-SEMESP entregará outros 11 prêmios para os trabalhos acadêmicos de destaque e que poderão apresentar temática livre.

Em comemoração ao Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser celebrado mundialmente este ano, o 12º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP) – 30 de novembro e 01 de dezembro, em São Paulo – concederá o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental, inédito nesta edição, ao melhor trabalho acadêmico cuja proposta de pesquisa estiver diretamente relacionada à preservação do meio ambiente, ou à descoberta de alternativas sustentáveis do ponto de vista ambiental.
Poderão concorrer ao prêmio os trabalhos acadêmicos que estiverem inscritos na categoria Concluído, ou seja, com os seus resultados e considerações finais. O ganhador do prêmio receberá uma quantia no valor de R$ 1.500,00.
O 12º CONIC-SEMESP também contará com mais 10 prêmios, tradicionais das edições anteriores do Congresso, que serão entregues ao primeiro colocado nas categorias Concluído e Em andamento, de cada uma das cinco áreas do conhecimento – Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Tecnologias. Além do Prêmio Especial, para o melhor trabalho premiado na Categoria Concluído, que estiver voltado ao desenvolvimento e compromisso social, de emergência para a sociedade brasileira.
“Nesta edição do Conic buscaremos não só estimular a iniciativa dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa científica – que deve ser uma crescente no ensino superior brasileiro -, mas, também, fazê-los refletir sobre alternativas sustentáveis, visando a preservação ambiental. Para isso, criamos o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental, inédito neste Congresso”, esclarece o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.
Realizado anualmente pelo Semesp, o CONIC tem por objetivo fomentar a produção de conteúdo científico e identificar as iniciativas que tenham potencial para se transformarem em projetos com aplicação prática. Este ano, o Congresso traz como tema central a energia sustentável, em homenagem a Adolf Goetzberger – um dos maiores pesquisadores no campo da energia solar, o cientista foi premiado por suas pesquisas para a viabilização comercial de uma alternativa à utilização de combustíveis fósseis.
As inscrições para o 12º CONIC-SEMESP já estão abertas e podem ser feitas através do site www.conic-semesp.com.br até o dia 31 de agosto. Autores aprovados no ProUni ou Fies estão isentos da taxa de inscrição.
Para participar do Congresso, os alunos – brasileiros ou estrangeiros – devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas brasileiras. Mas, é aberto ao público em geral que esteja interessado em acompanhar as apresentações programadas.
O 11º CONIC-SEMESP, realizado no ano passado pelo Sindicato, reuniu 2.641 alunos-pesquisadores e contou com 1.800 trabalhos inscritos.
Para mais informações, entre em contato com o Semesp através do e-mail: conic@semesp.org.br ou acesse o site do Conic-Semesp – www.conic-semesp.com.br

Serviço
12º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP
Data: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2012
Local: Universidade São Judas Tadeu – Unidade Mooca
End.: Rua Taquari, 546 – Mooca – São Paulo – SP
*próximo à estação Bresser do metrô.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online 

Ligado na Facul
Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado.
Acesse: www.ligadonafacul.com.br

Atendimento à imprensa:
Caren Blacher 
(11) 2069-4419 / imprensa@semesp.org.br

Ricardo Muza
(11) 3129-4232 / ricardo.muza@convergenciacom.net