José Antonio Lanchoti foi convidado para integrar o grupo de vistoria responsável pela melhoria da infraestrutura dos aeroportos nos jogos de 2014

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, José Antonio Lanchoti, foi  convidado para  participar de um importante projeto de acessibilidade para a próxima Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014. O programa prevê melhorias na acessibilidade da infraestrutura dos aeroportos das cidades que receberão os jogos. O contato partiu da Diretoria de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades,  via Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em que o docente é conselheiro federal e recebeu o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.
A primeira reunião que selou a integração de Lanchoti aconteceu na semana passada em Brasília. Na ocasião foi possível iniciar a aplicação de um check-list no Aeroporto Internacional da capital federal como piloto do projeto e que será executado nos demais municípios. A equipe responsável é formada por representantes do Ministério das Cidades, da Infraero, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e do Conselho de Arquitetura e Urbansimo do Distrito Federal – CAU/DF.
Além de avaliação, faz parte do trabalho do professor a consolidação de um relatório que será encaminhado à Casa Civil da Presidência da República. A análise das condições dos locais é uma solicitação da ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann em atendimento a um pedido da presidente Dilma Rousseff. Os principais critérios a serem observados constarão da chegada ao aeroporto até o embarque, passando pelo check in, atendimento, condições físicas do local, lanchonetes, banheiros, e demais serviços das empresas aéreas e da Infraero, que tem como principal função administrar os aeroportos.
Segundo Lanchoti acompanhar todo o processo nos aeroportos é muito importante também para demonstrar aos estudantes todas as dificuldades e relevâncias no engajamento técnico, servindo de exemplo como “um algo a mais” dentro da profissão. “Esta nova atividade profissional a qual fui convidado traz contribuições aos meus alunos ao considerar a experiência adquirida e o repertório ampliado, que acaba refletindo em minhas aulas, além de levar o nome da nossa cidade e da Instituição, a quem tenho muito a agradecer pelo apoio recebido em todos os anos de licenciatura”, finaliza.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br