Os alunos do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda promoverão o encerramento do semestre letivo em desfile de coleção.

Na noite, do dia 22 de novembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural Palace, toda a população de Ribeirão Preto está convidada a participar do Desfile de Lançamento das Coleções Inéditas das Empresas Experimentais de Confecção de Moda.
Esse Desfile é parte do Projeto Integrado, atividade obrigatória para a conclusão do Curso de Moda, do Centro Universitário Moura Lacerda, sendo desenvolvida nos 7° e 8° períodos (quarto ano). 
As marcas experimentais Côte D’Azur, Madame Pagu e Bilmece apresentarão suas coleções inéditas, que foram planejadas, concebidas e desenvolvidas por mãos de alunos formandos do curso.

O Projeto Integrado
O objetivo deste Projeto é, por meio do desenvolvimento e execução de todas as fases de constituição de uma Empresa de Confecção de Moda, permitir ao graduando a aplicação de uma somatória de competências desenvolvidas durante todo o Curso. O Projeto contempla a constituição de uma Empresa, o Planejamento, o Desenvolvimento e o Lançamento de uma Coleção. E têm como finalidade proporcionar aos alunos uma experiência global de aplicação das teorias e práticas absorvidas durante os anos de curso de graduação em Moda.
O curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda é coordenado pela Prof.ª Leda Braga Jorge, e quem responde pela coordenação do Projeto Integrado é a Prof.ª Raquel Lovatti.
O desenvolvimento do trabalho recebeu a orientação dos seguintes professores da Instituição: Marco Nicotari (Negócios de Moda), Luciana Avellar (Planejamento de Coleção e Estudo de Materiais), Leda Braga (Criação de Coleção), Fabiana Mori (Estamparia), Caio Aguillar (Responsabilidade Social), Fotografia de Moda (Fernando Mello), Raquel Lovatti (Projeto Integrado e Organização de Eventos).

A marca experimental COTÊ D’AZUR

A marca experimental Côte D’Azur propõe o desenvolvimento de uma coleção de roupas de alto padrão que use como produto principal o jeans. A escolha do jeans como diferencial da grife ocorreu pela busca de algo inovador, mas que ao mesmo tempo fosse uma matéria-prima de fácil aquisição.
A coleção conta com três tons diferentes de azul, conservando as características naturais de tingimento do puro índigo. Em sua primeira fase, o azul claro representa as águas do mar Mediterrâneo que banham a costa de Mônaco, oferecendo aos seus visitantes uma atmosfera sensual e paradisíaca. Na segunda fase, o azul marinho entra em conjunto com o dourado dos bordados, que representam a realeza do principado e o glamour luxuoso da vida noturna do Cassino de Mônaco.
O público-alvo são mulheres vaidosas, na faixa etária de 30 a 40 anos de idade, que viajam de férias a Paris, consomem produtos sofisticados, têm uma vida social ativa e frequentam os melhores restaurantes. E principalmente, se permitem a experiência de uso de uma roupa de alta costura produzida a partir de uma matéria-prima de nascimento pouco nobre, como o jeans.

A marca experimental MADAME PAGU

A marca experimental de acessórios Madame Pagu recebeu este nome em homenagem a Patrícia Rehder Galvão, uma mulher polêmica, irreverente e emancipada que marca o imaginário construído em torno da figura pública de Patrícia Galvão (1910-1962).
A empresa de acessórios Madame Pagu tem a feminilidade como característica principal em seus acessórios. Os temas de suas coleções estarão sempre ligados a mulheres que de alguma maneira fizeram a diferença no decorrer da história. 
A ideia de confeccionar acessórios surgiu a partir da importância que estes têm na complementação da produção de um look. Além disso, os acessórios estão sempre diretamente ligados à autoestima feminina. 
No lançamento da marca, Madame Pagu apresenta Frida Kahlo como tema da sua coleção. Esta pintora mexicana nascida em 1907 revela uma mulher de extremo magnetismo e originalidade, uma artista cuja intensidade provinha diretamente de suas experiências: a infância durante a revolução Mexicana, um acidente devastador aos dezoito anos de idade, que a deixou inválida e impossibilitada de ter filhos e seu casamento tempestuoso. O que permitiu que a marca escolhesse como matéria-prima da coleção o ferro e o couro, pois representam a força e a intensidade de musa inspiradora.
A marca Madame Paguquer conquistar mulheres de trinta a quarenta anos, extremamente vaidosas, que gostam de viajar, frequentar bares e restaurantes e mantêm um interesse e um respeito pela moda, pois têm estilo próprio e não dependem de tendências de moda para se apresentarem de maneira sofisticada.

A marca experimental BILMECE

A Bilmece propõem opções para uma mulher sofisticada e atual, com looks versáteis que podem ir do trabalho a um evento. O diferencial da marca experimental é a relação acentuada com a sustentabilidade e às questões de responsabilidade social, pois as peças foram construídas com a reutilização de matérias-primas, tecidos descartados e desprezados, que se tornaram essenciais à marca. O desenvolvimento de peças exclusivas e únicas, seu processo de criação quase todo artesanal que impossibilita a produção em larga escala foi o norte desafiador da marca.
O conceito é produzir moda para mulheres de 30 a 35 anos, que trabalha e possui uma vida independente economicamente. Uma mulher romântica e vaidosa que valoriza a qualidade das roupas, os shapese o meio ambiente, que busca exclusividade, conforto e praticidade. 
A coleção foi inspirada na Paris Romântica dos anos 50, com influências no estilo ladylike; as referências citadinas (ruas de paralelepípedos, bicicletas, cafés, a torre Eiffel, pontes, etc) se somam ao amor traduzido na Ponte das Artes (PontdesArts), onde os apaixonados que por ali passam colocam um cadeado com o nome do amado e jogam as chaves no rio Sena e no Muro do Amor (Lê MurdesJe t’Aime), neste muro jovens apaixonados selam seus romances de férias e compartilham os mais íntimos pensamentos em diversas línguas.

 


Trabalho Interdisiciplinar

Aproveitando-se da oportunidade que o Centro Cultural Palace proporcionou ao Curso de Moda, do Centro Universitário Moura Lacerda, alunos do 2º período irão apresentar o Trabalho Interdisciplinar sobre a influência Cultural da África no Brasil. Várias disciplinas se integraram para a criação de uma mini coleção, que será apresentada em forma de Exposição. Os alunos criaram roupas inspirados em temas como lundu, orixás, capoeira e Pelourinho

Evento:
Desfile de Lançamento de Coleções Inéditas – Projeto Integrado Alunos de Moda
Dia: 22 de novembro
Horário: às 19h30
Local: Centro Cultural Palace – Rua Duque de Caxias, 322 – Centro – Ribeirão Preto
Entrada: gratuita.