O Centro Universitário Moura Lacerda comemora seus 90 anos de existência com diversas atividades e novidades. Na noite desta segunda-feira, 29/4, a partir das 19h15, o curso de Direito, por meio da Instituição Universitária Moura Lacerda, inaugura o Setor de Mediação. A solenidade acontecerá no auditório Ilka de Moura Lacerda e contará com estudantes do curso de Direito, além de advogados, juízes e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ribeirão Preto.

O Setor de Mediação funcionará em conjunto com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Juizado Especial Cível (JEC) e tem como objetivo oferecer à população carente uma eficiente ferramenta de resolução de casos primários através de acordos que se forem resolvidos no local não precisam passar pela Justiça, desafogando os serviços do Fórum. 

Noventa anos de história:
Prestes a completar 90 anos a Instituição Universitária Moura Lacerda é conhecida como uma das mais respeitadas e tradicionais instituições de ensino de Ribeirão Preto e região. Com mais de um milhão de metros quadrados de prédios e instalações, divididos em três Unidades (duas em Ribeirão Preto e uma em Jaboticabal), o Moura Lacerda já formou milhares de profissionais renomados no mercado de trabalho. Atualmente são oferecidos 30 cursos de Graduação, sendo 18 entre bacharelados e licenciaturas, com duração de quatro e cinco anos, e 12 superiores de tecnologia, com duração de dois a três anos.

A história começa com sua fundação em 23 de maio de 1923. À época a Instituição era conhecida como “Escola de Commercio Ruy Barbosa” e passou a se chamar “Instituto Commercial de Ribeirão Preto”. No dia 8 de janeiro de 1928, o professor e diretor Oscar de Moura Lacerda, tornou-se proprietário da escola. Sob sua gestão, o colégio passou a se chamar “Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto” e, em 1932, ganhou o segundo curso do gênero no Brasil e o primeiro do Estado de São Paulo. Nesse período, a Faculdade saiu da sede da rua Amador Bueno e passou para a  rua Barão do Amazonas e Duque de Caxias, posteriormente.

Em 1972, houve a última mudança de nome e endereço.  A sede foi instalada no prédio atual, localizado à rua Padre Euclides, bairro Campos Elíseos (Unidade I), e foi oficialmente chamada de Instituição Moura Lacerda. No mesmo ano, foi iniciada a construção da Unidade II Campus, com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No fim da década de 1970, a Instituição de ensino de Ribeirão Preto adquiriu a Faculdade de Educação Física de Jaboticabal e a reestruturou. Em 1983, ela também passou a se chamar Moura Lacerda. Em 1992, foi dado início ao processo de credenciamento do Moura Lacerda como Centro Universitário, novamente, um dos primeiros do estado. O título veio por meio de um Decreto Presidencial, publicado em 1997, consolidando um trabalho de décadas.

Serviço
Evento  Solenidade de Inauguração – Setor de Mediação do Núcleo de Práticas Jurídicas
Data – 29 de abril (segunda-feira)
Horário – a partir das 19h15
Local – Auditório Ilka de Moura Lacerda – Unid. I/Sede (Rua Padre Euclides, 995, Campos Elíseos – Ribeirão Preto).

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br