Seção tem o objetivo de proporcionar a rápida resolução de casos primários através de acordos entre os interessados

A população ribeirãopretana acaba de ganhar mais um serviço gratuito na área do Direito. Trata-se do Setor de Mediação, criado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Moura Lacerda, oficialmente instalado no dia 29/4, durante solenidade no auditório Ilka de Moura Lacerda. A seção funcionará em conjunto com o Juizado Especial Cível (JEC) e tem o objetivo de proporcionar uma eficiente ferramenta de resolução de casos primários através de acordos. Caso os mesmos forem solucionados não precisarão passar pela Justiça, desafogando os serviços do Fórum. O evento também faz parte das comemorações dos 90 anos de existência da Instituição de ensino.

Para reforçar o assunto, as convidadas Marisa Japur, Cristina Ruffino e Édna Costa do Instituto ConversAções deram explicações teóricas sobre o conteúdo e o papel do profissional para o sucesso na resolução de conflitos. Conhecida por ser uma alternativa de pacificação, a  mediação é um método que cria novas oportunidades de um consenso mais rápido e menos custoso procurando favorecer todas as partes interessadas.

Para a professora e coordenadora do NPJ, Flávia Meziara a criação do setor é uma oportunidade única aos alunos. “Os futuros profissionais que hoje atuam em nosso escritório podem por em prática o aprendizado obtido em sala de aula. Isso quebra a cultura do Brasil e de outros países de proporem ações na Justiça antes de tentar solucionar os conflitos por meio da mediação que, muitas vezes, é cabível”, diz Flávia.

Representando o presidente da OAB, a também advogada e coordenadora do setor de mediações da entidade, Ana Lúcia Martins, diz que a ação é uma atitude visionária. “A prática da mediação é a justiça do futuro. É o trabalho do advogado em uma nova plataforma que só tem a beneficiar a comunidade com rapidez na solução dos casos”, comenta.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br