Representação aconteceu por meio da participação do docente da Instituição, Osvaldo Rodrigues Lopes, que ministrou a palestra ‘Mudanças Climáticas e Tempo Geológico

Dando continuidade ao apoio às ações em prol do meio ambiente, o Centro Universitário Moura Lacerda marcou presença na exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui: Exposição Itinerante do Cidadão Atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica. A representação aconteceu com a participação do docente e coordenador da pós-graduação em Engenharia Ambiental, Osvaldo Rodrigues Lopes que ministrou a palestra ‘Mudanças Climáticas e Tempo Geológico’ na última sexta-feira (27/9). O evento foi realizado de 20 a 27 de setembro no Parque Ecológico Maurílio Biagi.

Em forma de bate-papo, o profissional apresentou os principais métodos de determinação da idade da Terra e as escalas de tempo para diferentes fenômenos naturais, desde ciclos de duração extremamente longa (formação de continentes) até processos de duração extremamente curtos, como tsunamis e terremotos. Neste sentido, os diferentes tipos de rochas são as únicas fontes de informações disponíveis, que guardam os registros das mudanças climáticas no planeta. Outro destaque ficou por conta dos grandes eventos de transformação ambiental já ocorridos na Terra, que determinaram os parâmetros para divisão da tabela do tempo geológico. Esses eventos marcam, por exemplo, a extinção ou origem de espécies.

Lopes esclareceu ainda  as mais variadas modificações no meio ambiente, a partir das ações humanas e as consequência que isso pode ter. “O papel do homem é insignificante quando comparado com as grandes mudanças ambientais ao longo das eras geológicas. No entanto tais atos podem comprometer sua permanência na Terra”, conclui.

Para saber mais sobre o projeto acesse: http://www.sosma.org.br/projeto/a-mata-atlantica-e-aqui-exposicao-itinerante-do-cidadao-atuante/  

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br