Marcos Lázaro Prado é docente do curso de Educação Física da Unidade de Jaboticabal do Centro Universitário e foi coautor da publicação organizada por Jacob Carlos Lima, um dos coordenadores nacionais da Capes. 

O professor de sociologia aplicada à educação física, Marcos Lázaro Prado, do curso de Educação Física da Unidade de Jaboticabal do Centro Universitário Moura Lacerda escreveu um dos capítulos do livro “Outras sociologias do trabalho: flexibilidades, emoções e modalidades”. A publicação foi organizada por Jacob Carlos Lima, um dos coordenadores nacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (Capes) e foi lançada em 2013 pela Editora Universitária da UFSCar. 

A obra apresenta uma discussão sobre os movimentos do trabalho, levando em consideração um contexto de flexibilidade da produção e de utilização do homem com as perspectivas de futuro, os deslocamentos espaciais e temporais, os novos espaços produtivos, as carreiras possíveis, a mobilização das emoções e os seus significados atribuídos.

Marcos Prado abordou o tema “Os espaços do trabalho: as “colônias” de trabalhadores em uma usina de açúcar” –  que trata da reconstituição do espaço da moradia de trabalhadores em uma tradicional usina de açúcar e álcool da região de Ribeirão Preto. “No modelo desses locais, as chamadas “colônias”, criou-se uma relação diferencial entre patrões e moradores, o que amplia um pouco a visão sobre as relações de trabalho nas usinas, tradicionalmente pautada apenas pela ideia de exploração. Na Usina objeto de estudo, o exemplo chega ao fim na década de noventa (em 1990), momento do início da reestruturação produtiva do setor”, explica Prado.

Serviço

Livro: Outras sociologias do trabalho: flexibilidades, emoções e modalidades
Editora: EdUFSCar – 2013
Organização: Jacob Carlos Lima
Participação: Marcos Lázaro Prado

 

 

 

 

 

 

 

 Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 

(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br