O diretor de uma das maiores fabricantes da Coca-Cola no Brasil encontrou-se com alunos do curso de Administração na última terça-feira (13/5)

Na noite do último dia 13 de maio (terça-feira), o Centro Universitário Moura Lacerda recebeu o diretor superintendente da KO Andina, Aldo Fernandes Júnior. Os alunos de Administração conheceram o processo de análise da valoração de uma empresa do porte da Cia de Bebidas Ipiranga para venda em um bate-papo animado e descontraído.

O palestrante fez uma apresentação do modelo, além de demonstrar os cálculos usados por ele e mais dois profissionais, durante os seis meses da ação, que ocorreu em segredo de janeiro a junho de 2013. Diferenças entres as instâncias Coca-Cola Company em Atlanta (EUA), a matriz brasileira, no Rio de Janeiro, e a KO Andina, em Ribeirão Preto, também foram abordadas.

Formado em engenharia elétrica, o profissional, que hoje ocupa o posto mais alto dentro de uma das maiores fabricantes da bebida no país, concluiu a pós-graduação em Administração no Moura Lacerda.  Além da graduação em Administração, possui especialização em Marketing e mestrado e doutorado em uma instituição federal.

Durante o encontro, Fernandes aproveitou para ressaltar a necessidade de capacitação para quem ingressa no mercado de trabalho. “Já foi o tempo em que as empresas se preocupavam em habilitar os funcionários. Hoje não há tempo e os custos são altos. Então, quanto mais preparadas as pessoas chegarem ou se lançarem ao mercado de trabalho, maior a chance delas conseguirem os melhores lugares”, explica.

Outro fator decisivo para a contratação é a polivalência dos profissionais. É desejável que tenham desenvolvimento especializado, mas que também estejam por dentro da periferia da área e da maneira como ela pode ser relacionada com os outros setores da empresa, valorizando sempre o principio da colaboração e da integração. “Pessoas capacitadas e que tenham competência para interfaces com outros processos – marketing com finanças, finanças com logística, logística com qualidade – são melhores do que especialistas, pois além de ajudarem com os processos, podem ser realocadas dentro da empresa” conclui Fernandes.

Assuntos atuais como o adiamento do aumento da taxação nas bebidas geladas, de 1,5%, para setembro, com o compromisso das empresas de não subirem os preços durante a Copa do Mundo, as pressões sociais e ambientais relacionadas ao uso da água, energia, produção de resíduos sólidos e reciclagem não ficaram de fora, assim como a área de recursos humanos, com ênfase nas dificuldades de contratação de profissionais qualificados, mas, principalmente, a retenção desses colaboradores na empresa.

Durante a conversa, os alunos também aproveitaram para tirar dúvidas sobre pequenas curiosidades envolvendo a marca como a fórmula secreta, a diferença entre os produtos comercializados ao redor do mundo, a compra de marcas menores de tubaínas para a entrada no mercado local, entre outros.

Para o docente do curso de Administração do Moura Lacerda, Marcelo Brandão, a visão que temos atualmente da graduação é de que devemos aproximar o conceito acadêmico com a prática do mercado. “Com este objetivo procuramos constantemente inserir na nossa programação encontros como o de hoje que unam a teoria e a prática. O bate papo com o Aldo Fernandes Júnior com certeza despertou nos alunos a importância de se conhecer cada vez mais o mercado de trabalho antes mesmo do término da faculdade”, conclui o docente.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br