As estudantes do sexto período da graduação do Centro Universitário promoveram, na última terça-feira (25/11), atividades pedagógicas com as crianças assistidas pela creche Reverendo Napoleão Lins, que fica no bairro Ipiranga, zona oeste da cidade

Os olhos curiosos buscavam significado para os vários personagens diferentes que circulavam pelo local. Sentadas em bancos de madeira, posicionadas bem em frente ao palco improvisado, e com a fina chuva que caia sobre o telhado, as crianças, de apenas dois ou três anos, exibiam aquele sorriso inocente, de quem não tem a mínima ideia do que vai acontecer, mas, mesmo assim, fizeram com que a alegria fosse contagiante, inclusive envolvendo todos os adultos presentes.

 

Desenvolvida pelas alunas do sexto período do curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda, a atividade na creche Reverendo Napoleão Lins, que fica no bairro Ipiranga, na zona oeste de Ribeirão Preto, levou muito mais do que conhecimento. Permitiu que, por um instante, meninas e meninos assistidos pela entidade, tivessem a oportunidade de vivenciar uma experiência lúdica e informativa.

 

Segundo a docente do Moura Lacerda, Rejane Aparecida Meneghini Kobori, o objetivo da ação – que representa o trabalho de conclusão da disciplina “Temas Transversais” – foi o de associar os ensinamentos da higiene pessoal e bucal e do meio ambiente aos temas de cultura e tradição. “Preparamos um enredo que percorreu pelo folclore brasileiro. Utilizamos figuras símbolos, como, por exemplo, a Caipora – personagem que vive na floresta para proteger o reino animal. A criança, nesta idade, realmente acredita em fantasias e, desta maneira, conseguimos provocar uma interação muito maior”, destacou.

 

Com o auxílio de fantoches e de um cenário que foram produzidos no Núcleo de Práticas Pedagógicas do Centro Universitário, os discentes ensinaram as maneiras corretas de escovar os dentes, cuidados com a natureza e até mesmo sobre como lavar os cabelos. “Pelo nosso histórico de visitas a esta creche, literalmente, apadrinhamos este lar. E a receptividade também é ótima, de ambos os lados”, declarou o coordenador do curso de Pedagogia, Osvaldo Tadeu Lopes.

 

A entidade assistencial atende a quarenta e cinco crianças da comunidade do entorno do espaço em período integral. De acordo com a coordenadora pedagógica da Reverendo Napoleão Lins, Rosângela de Oliveira, os projetos organizados pelo Moura Lacerda possibilitam um cotidiano mais feliz. “É muito gratificante porque os estudantes sempre chegam para somar. Muitos destes garotos que nós cuidamos jamais teriam acesso a peças de teatro entre outras situações. Eles adoram”, afirmou.

 

Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 99233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br