Evento foi realizado de 11 a 14 de maio e teve como tema a Liberdade de Expressão; encontro foi um sucesso e reuniu profissionais renomados da área

A 17ª Semana da Comunicação do Moura Lacerda foi organizada pelos cursos de Publicidade e Propaganda e Tecnólogos. O evento aconteceu de 11 a 14 de maio, no Auditório Ilka de Moura Lacerda. O tradicional encontro teve como temática a “Liberdade de Expressão”.

A produção e a organização foram desenvolvidas e executadas pelos alunos do quinto semestre da graduação de Publicidade e Propaganda, com a coordenação das professoras Luciana Avellar e Raquel Lovatti.

“É muito bom participar da criação, pois é importante conhecer todos os processos. Nessas ocasiões temos a oportunidade de convivermos com o mercado. Questões como a estrutura do evento, as dificuldades e as facilidades foram abordadas. Também aprendemos como fazer contatos com os fornecedores e patrocinadores. É uma experiência maravilhosa”, explica Selma Foguel, do quinto período da graduação e integrante da organização.

O primeiro dia do encontro, segunda-feira (11/5), foi aberto pela mesa redonda formada pelo Professor Doutor Silas Nogueira, pela Professora Mestre Carmen Justo, pelo Professor Mestre Eduardo Soares e pelo Professor Mestre e sacerdote Sergio Peres de Paula. O assunto em destaque teve como base o atentado ao jornal francês Charlie Hebdo, ocorrido em janeiro deste ano, e que foi notícia em todo o mundo.

A jornalista Gabriela de Souza Borges explanou sobre “Tudo é Conteúdo?” e com o título abriu a segunda noite da Semana. Gabriela falou sobre as publicações que são postadas e compartilhadas nas redes sociais. O publicitário Adilson Terrível apresentou a palestra “Branding, muito mais que identidade visual”. Terrível abordou a criação de marcas para as empresas.
Inovação foi o destaque da quarta-feira (13/5), com a exposição do Professor Doutor Eduardo Garbes Cicconi, intitulada “Criatividade em Ambientes de Inovação”. Cicconi destacou o desenvolvimento das startups e novos negócios. Em seguida, “Nova Economia – propósito, autonomia e colaboração” foi a temática proposta por Daniel Bellissimo, economista e mestrando em Administração das Organizações, que explicou sobre o trabalho de empreendedorismo social, economia criativa e colaborativa.

Encerramento – A Semana terminou em 14 de maio (quinta-feira), com o talk show Express, apresentado pelos alunos Marcelo Junior e Wellington Cardoso, que contou com a apresentação da banda Trekk Gen – formada pelos estudantes Brayan Laurentes e Tiego Palombo, ambos do curso de Publicidade e Propaganda, e pelo ex-aluno de Administração, Lucas Tonelli. Muita música e descontração marcaram as entrevistas com o coordenador de comunicação da Instituição, Fernando Mello, que discorreu com entusiasmo e transmitiu informações interessantes sobre fotografia. Já Kauê Luz, retoucher do Grupo Luz, explicou um pouco do seu trabalho na edição de fotos. O editor de moda Robs Britto e a modelo Carla Monfort, transmitiram suas experiências em campanhas e editoriais de moda.

Na mesma data aconteceu a cerimônia de premiação do Concurso Cultural Zoom, com a temática: “Retrô. Inovar e Recriar” – que promoveu um remake de grandes cenas do passado, por meio de fotografias enviadas e criadas pelos participantes. A grande vencedora foi a discente Marcela Aranda, com a reprodução de uma imagem da cantora Maísa Matarazzo.

Os jurados da competição foram o reitor do Centro Universitário, Denis Marcelo Lacerda dos Santos, o coordenador de comunicação, Fernando Mello, o editor de moda, Robs Britto, e a modelo Carla Monfort. “Eu acredito que é uma ótima oportunidade de rever conceitos e de ter uma noção maior da área profissional, o que oferece um conhecimento mais amplo e com opiniões que geralmente não ouvimos. É uma ótima integração entre todos os estudantes” comenta William Cassiano Lopes, do terceiro período de Publicidade e Propaganda.

Em todas as atividades os alunos participaram intensivamente com perguntas e questionamentos sobre os temas propostos.

Segundo Karina Forlim, analista de mídias digitais da Unifeob (Centro Universitário Octávio Bastos), que veio de São João da Boa Vista (SP) para participar da Semana, é essencial estar em busca de novidades. “É super legal fazer parte de uma semana acadêmica. Estar fora do nosso ambiente de trabalho é sempre bom. É uma forma de convivermos com profissionais. É um local onde existe troca de perspectivas, conceitos e observações sobre o mercado. Tudo muito importante para a rotina profissional”, afirma.

“O tema proposto é do interesse de todos. O aprendizado foi excelente. Adquiri conhecimentos que vou utilizar em meu dia a dia”, diz a aluna Rafaella Miguel Valença, do terceiro semestre do curso técnico de Processos Gerenciais.

Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Carmen Justo, todos os estudantes envolvidos na produção estão de parabéns. “Foi uma Semana inesquecível. O tema escolhido, “Liberdade de Expressão e Criatividade”, foi muito bem exposto pelos convidados e professores. Tivemos momentos de debates, descontração, sorteios, e ao final a revelação do vencedor do Concurso de Fotografia. Os alunos e docentes da organização da Semana demonstraram mais uma vez a importância do trabalho em equipe. O resultado final foi positivo do ponto de vista acadêmico e profissional”, comemora.

 

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br