Estudantes serão responsáveis pelo levantamento histórico e físico do imóvel que é considerado patrimônio de Ribeirão Preto

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, através do Núcleo de Arquitetura, participarão do processo de restauração do Palacete Jorge Lobato, considerado patrimônio histórico de Ribeirão Preto, localizado no centro da cidade.

Os alunos visitaram o imóvel durante a Semana de Arquitetura e Urbanismo de 2015. Na ocasião, surgiu a parceria entre a Instituição e os proprietários, os irmãos Hector Sominami Lopes, Engenheiro Civil, e Ingrid Sominami Lopes, Arquiteta e Urbanista. Os dois profissionais são formados no Moura Lacerda.

O Palacete Jorge Lobato é uma construção do período do café, especificamente de 1922. O imóvel fica no cruzamento das ruas Álvares Cabral com Florêncio de Abreu. O espaço está fechado há décadas. Em sua fachada, ainda é possível identificar as características da época.

Todo o projeto terá a supervisão do Professor Especialista Domingos Guimarães e da Professora Mestre Rita Fantini. No planejamento, constam atividades de levantamento histórico e físico que serão realizadas pelos estudantes.

Para o proprietário, Hector Sominami Lopes, a união de forças é fundamental para a execução do trabalho. “É uma parceria muito boa. Queremos envolver a sociedade nesta ação que será muito importante para o município. Pretendemos dar um exemplo para que outros patrimônios de Ribeirão Preto sejam restaurados”, explica Lopes.

“Eu acredito que será uma excelente oportunidade, pois os estudantes vão conseguir colaborar muito. Será uma experiência muito boa e gratificante”, diz Ingrid Sominani Lopes.

Segundo o coordenador da graduação, André Luís Avezum, as atividades desenvolvidas na restauração serão fundamentais para a formação dos discentes. “O planejamento de restauro do Palacete Jorge Lobato, com a colaboração dos discentes de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda, será um grande aprendizado para todos. O que é visto em sala de aula será aplicado na prática. O casarão é de total relevância, pois foi criado em uma fase muito importante da história econômica e patrimonial da cidade”.

 

 

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br