Tradicional evento aconteceu de 18 a 21 de maio e contou com uma série de palestras com renomados profissionais da área da educação

Música, cinema e leitura marcaram a XXVI Semana de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda. O evento aconteceu de 18 a 21 de maio, na Unidade I/Sede. O tema do encontro foi “Textos e Intertextos”. Os alunos do curso de Pedagogia da Instituição também participaram da programação.

O evento foi aberto com uma apresentação musical do Professor Paulo Veiga que tocou no violino quatro clássicos em homenagem à sétima arte, o cinema. “A constituição dos sentidos: textualidades e discursividades” foi o assunto proposto pela Professora Doutora Soraya Maria Romano Pacífico, que trabalhou as possibilidades de leitura em suas relações intertextuais e interdiscursivas, as quais são relembradas pela memória discursiva – que atua na produção e na interpretação dos sentidos.

Na terça-feira (19/5), o diretor da Escola Estadual Jardim Diva Tarlá de Carvalho, Professor João Francisco de Paula Lico, promoveu um bate-papo sobre “Carreira Docente”, com estudantes, sobre as atividades de um professor da Rede Estadual de Ensino. No período noturno, a Professora Doutora Cristiane P. Guzzi abordou, especificamente, as minisséries produzidas até hoje pelo diretor brasileiro Luiz Fernando Carvalho. Durante a explanação, foram inseridos na discussão alguns aspectos estéticos e o modo como dialogam com a literatura, analisando algumas sequências do filme Lavoura Arcaica (a partir do livro homônimo de Raduan Nassar), autor das minisséries Hoje é dia de Maria (primeira e segunda jornadas, a partir do texto dramatúrgico de Carlos Alberto Soffredini) e de Capitu (aproximação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis).

O terceiro dia (20/5) foi marcado por explanações de ex-discentes do curso de Letras e ex-docentes da Instituição. A palestra “Abrindo caminho: construindo o leitor competente” foi ministrada pela Professora Doutora Simone Abrahão, que fez uma leitura dinâmica do livro Abrindo Caminho, da autora Ana Maria Machado. Simone fez diversas sugestões para que o professor, em sala de aula, possa desenvolver habilidades e competências necessárias à análise e compreensão de textos de gêneros variados. À noite, a ex-aluna da Instituição e Professora Mestre Ana Carolina de P. de Souza Cruz abordou a pauta “Espaço narrativo e discurso”.

Para encerrar a Semana, em 21 de maio, o Professor Doutor Paulo Cedran recontou a história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda, com a palestra “Tristão e Isolda: arquétipo da tragédia do amor ocidental”. Durante a apresentação, Cedran comparou as diferentes versões do livro e do filme.

Para encerrar, a Professora Doutora Marisa Gianecchini, com seu jeito descontraído, utilizou a temática “A poética no meio do caminho: ecos na tela contemporânea” e retomou a Poética de Aristóteles, escrita no século IV antes de Cristo, que aborda a teoria sobre os gêneros que constituem a literatura grega da Antiguidade, em especial a epopeia, a tragédia e a comédia.
Para a aluna Bruna Melo, do sétimo semestre da graduação, a programação foi fundamental para sua entrada no mercado de trabalho. “As palestras foram muito interessantes e as ideias propostas são essenciais para nossa formação. Esclareci todas as minhas dúvidas, já que estou quase terminando a graduação”.

“A Semana de Letras é fundamental para nós, estudantes. Ela oferece uma visão diferente do curso e da profissão. Temos contato com profissionais que possuem grande experiência na área. A troca de conhecimentos é muito importante”, explica Flávia Tostes.


Segundo a coordenadora do curso de Letras, Naide Iucif, a programação é elaborada com a proposta de oferecer aos alunos novos conhecimentos. “Foi uma Semana excelente em termo de palestras. Todas foram interligadas com o tema “Textos e Intertextos”. Nele, trabalhamos as expressões verbais e cinematográficas para que os alunos percebam a importância de dominar a linguagem. Foi um evento brilhante. Tivemos palestrantes com bagagens acadêmicas excelentes”, finaliza.

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br