A Professora de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Moura Lacerda, Alice Registro Fonseca, e Denise Justino da Cunha Aleixo aluna de Pedagogia do 5º período, participaram, da 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no Instituto Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto (SP). A programação ofereceu visitas guiadas, sendo apresentada a edificação histórica de 1925, que preserva mobiliário e pinturas decorativas praticamente originais da construção e moradia. A ação aconteceu nos dias 19, 21 e 23 de maio.

Na terça-feira (19/5), a programação foi restrita ao grupo Oficina da Memória da Universidade de São Paulo (USP). Na quinta-feira (21/5) e no sábado (23/5) a atividade foi aberta ao público interessado e que se inscreveu antecipadamente.
No sábado (23/5), foi realizada uma mesa-redonda que abordou o processo de implantação do Museu Casa da Memória Italiana, sobre fontes documentais da imigração italiana e reflexões a respeito da história da casa.

“Foi enriquecedor poder alinhar o trabalho entre as duas instituições em que atuo, a Casa da Memória Italiana e o Centro Universitário Moura Lacerda. Possibilitei que uma aluna fizesse parte da prática de mediação com públicos variados e mostramos esse campo profissional para uma futura pedagoga”, reforça a professora Alice Registro Fonseca, que também é gestora executiva da Casa da Memória Italiana.

Para a aluna, Denise Justino da Cunha Aleixo, ter sido convidada pela professora Alice para ser monitora na visita-guiada foi muito importante, pois proporcionou o contato com pessoas de cultura e idade diversificadas. “A experiência me ajudou a resgatar uma parte da história de Ribeirão Preto, bem como colocar em prática o meu aprendizado. Sou muito grata pela oportunidade de conhecer uma casa maravilhosa que, com esforço de muitos, está enriquecendo a nossa cidade”, afirma.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br