Novidade agiliza trâmite processual e contribui com o meio ambiente


Já é possível eliminar as gigantescas pilhas de papéis acumuladas durante o julgamento de um processo judicial, graças à digitalização das varas de justiça, apontada por estudiosos como uma forma de agilizar a investigação, além de contribuir com as questões ambientais. Em São Paulo, o processo começou pelo Poder Judiciário e chegou até universidades como o Centro Universitário Moura Lacerda. A Instituição foi a primeira, no meio acadêmico de Ribeirão Preto (SP), a digitalizar o Juizado Especial Cível (JEC).

Segundo a Professora Mestra, Soraia Cochoni Achicar, coordenadora do JEC, o Moura Lacerda tem cumprido com todas as exigências do Tribunal de Justiça Paulista quanto às instalações físicas para o bom funcionamento do Anexo. “A coordenação do JEC e os estagiários já passaram pela habilitação do Tribunal de Justiça e estão todos capacitados para trabalhar com o (SAJ) Sistema de Automação da Justiça”, revela.

Na prática, a docente ressalta que, de agora em diante, todos os novos processos serão digitais. “Muitos são os benefícios do projeto 100% digital do Tribunal de Justiça. O portal e-SAJ é uma solução que objetiva facilitar a troca de informações e oferecer maior rapidez para o trâmite processual por meio de diversos serviços voltados para os advogados, cidadãos e serventuários da justiça. Isso ainda traz grande economia de tempo aos que utilizam a justiça e economia de papel, o que favorece os profissionais do Direito, os cofres públicos e o meio ambiente. A documentação apresentada é digitalizada pelos cartórios, e seus anexos e as petições são exibidas eletronicamente através do portal e-SAJ, o que colabora com a consulta aos processos”, explica.

Soraia menciona o diretor do Cartório de Origem, Roberto de Assis Matos, que também é professor, por ter contribuído, em 2008, para a instalação do Anexo na Instituição. “O Moura Lacerda não tem medido esforços para se adequar às exigências do Tribunal. É muito gratificante estar inserido nessa conquista do Poder Judiciário, o que concretiza algo tão esperado no mundo jurídico, sempre visto de forma muito burocrática. Sem contar, a satisfação de podermos dar a oportunidade aos nossos alunos, principalmente aos estagiários do setor, de participarem de perto dessa evolução e aprendizado, o que certamente contribuirá para a inserção no mercado de trabalho”, finaliza.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br