O Centro Universitário Moura Lacerda possui Programas de Apoio ao Ensino em disciplinas de vários cursos. Dentre as atividades destacamos o Programa de Monitorias de disciplinas regulares semestrais e os Cursos de Nivelamento.

O Programa de Monitoria, regulamentado inicialmente pela Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968 – artigo 41, sendo ainda prevista na Lei nº. 9.394/1996 – artigo 84 estabelecendo que os “discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos” e ainda pelo Regimento institucional, existe desde os primeiros períodos após sua regulamentação. Os monitores são selecionados para o programa de Monitoria de disciplinas regulares assim como para os Cursos de Nivelamento.

O Programa de Monitorias consiste do apoio aos alunos na forma de plantões de dúvidas em horários alternativos ou no apoio durante os horários de aula, conforme a necessidade de cada disciplina, avaliada pelo professor responsável. Os plantões de dúvida ou os apoios presenciais em horários de aula têm como Monitores alunos previamente selecionados e professores disponibilizados para esta atividade. Os Monitores são selecionados a cada semestre, de acordo com a demanda de disciplinas, conforme seu desempenho na disciplina em questão e seleção através de entrevista e avaliação oral ou escrita. A cada novo semestre é divulgada a relação de disciplinas que fizeram a solicitação de apoio de Monitores, conforme a demanda divulgada pelas coordenações de cursos. Para participar dos plantões de dúvidas, os alunos poderão comparecer nos locais, dias e horários informados através do site institucional no início do semestre ou pela coordenação de curso, sempre que acharem necessário. A participação como aluno nos plantões de dúvidas não acarreta a obrigatoriedade da emissão de declaração de atividade complementar pela Instituição, cabendo ao Coordenador de cada Curso ou do Setor de Monitoria decidir se será ou não contabilizada a quantidade de horas como atividade complementar.

Os alunos Monitores recebem a declaração das horas disponibilizadas para a atividade, de acordo com a carga horária, que pode ser utilizada para comprovação de atividade complementar do curso e para o ingresso em cursos de pós-graduação, uma vez que a atividade de Monitoria possui bastante reconhecimento dentro da carreira acadêmica.

A participação nos plantões de dúvidas, tanto de alunos como de Monitores, não contabiliza nota de participação direta nas disciplinas regulares do semestre letivo, apenas auxilia o estudo e reforça conteúdos estudados em disciplinas regulares oferecidas semestralmente.

Ao final do período de monitoria o monitor apresenta um relatório ao coordenador de curso (oral ou escrito) sobre as atividades desenvolvidas no período. A cada semestre são oferecidas novas disciplinas que trabalharão com a atividade de Monitoria de Matérias Regulares.

HORÁRIOS DE MONITORIAS

Administração – Ciências Econômicas – Ciências Contábeis e Tecnológicos

Agronomia

Arquitetura e Urbanismo

Direito

Educação Física

Engenharia Civil – Engenharia de Produção

Letras

Medicina Veterinária

Publicidade e Propaganda

 

Maiores informações:
Tel. (16) 2101- 1030
E-mail: monitoria@mouralacerda.edu.br
vcgelfuso@mouralacerda.edu.br
Profa. Ma.Valéria C. Gelfuso