João Pimenta, estilista ribeirão-pretano de

renome mundial, dará nome a Materioteca do curso

 

Entre os dias 15 e 18 de maio, das 8h30 ao meio-dia, a Unidade II/Campus do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), será tomada por estilistas, empresários descolados, executivos de nicho mercadológico e até defensores de causas sociais e batalhadores do slow fashion. Todos se encontrarão na Sala de Conferências “Arquiteto Luiz César Barillari”, no Bloco D, para a 19ª Semana da Moda, que terá como pontos de discussão estampas, roupa masculina e consumo consciente.

“A programação é sempre montada com a participação decisiva de uma comissão de alunos. Optamos por trazer, todos os anos, profissionais da cidade como uma forma de mostrar aos estudantes que Moda de qualidade, seja autoral ou industrial, também existe, é forte e tem mercado fora do eixo Rio-São Paulo. E Ribeirão Preto é prova cabal disso”, afirma a coordenadora da graduação, Leda Braga Ferraz.

Máquinas Versus Xilogravuras

“Estamparia” será tema da mesa composta, no dia 15 (segunda-feira), por Cristina Gonçalves, que faz trabalhos artesanais autorais; Adriana Mattos, da loja Giusepina Fashion T-shirts, que atua com impressão por sublimação de imagens com maquinário específico; e João Rosa Campos, da grife Angá, que utiliza xilogravura para impressão, unidade por unidade, em camisetas. A mediadora será Leda Braga. Neste dia serão conhecidos os três finalistas do 1º Concurso de Estampas “Georgia Ferreira”, cujo nome homenageia aluna de mesmo nome da graduação falecida em 2014.

Analu Nazário, da Golf Class, clássica marca de camisetas polo; Douglas Alexandre Costa, da ultrajovem grife Chaos, baseada em Ituverava (SP); e Felipe Bueno, da franquia local da loja Reserva, serão mediados pela professora Juliana Bononi, do Moura Lacerda, no debate sobre “Moda Masculina” no dia 16 (terça-feira).

Socialmente responsável

“Temos orgulho de ser um curso engajado, combativo, que fomenta entre os estudantes reflexões e posturas mais antenadas com este momento mundial atual de recondução do olhar de si para o outro e para o planeta. Somos signatários do movimento internacional Fashion Revolution e membro do capítulo local da ação. Mantemo-nos ativos na Semana de Responsabilidade Social Corporativa do Centro Universitário. Um de nossos projetos mais representativos é o EcoCine. Por isso foi natural a escolha do tema ‘Consumo Consciente’ para, no dia 17 (quarta-feira), finalizar a série de mesas-redondas da semana”, salientou a coordenadora da graduação.

O professor Caio Fernandes, que leciona em diversos cursos do Moura Lacerda, mediará o painel que terá a presença de Carolina Kotchetkoff, da loja VerDe Fatto; Amanda Furlan, idealizadora, gestora e fomentadora do evento itinerante Magazine Desapego, um misto de brechó com espaço de escambo (troca de um produto por outro sem a necessidade de papel-moeda); e Leandro, da marca Vert Shoes, que trabalha como – pasmem – tênis vegano.

Materioteca “João Pimenta”

A última atividade da 19ª Semana da Moda será a inauguração, às 9 horas, no dia 18 (quinta-feira), da Materioteca “João Pimenta”. O estilista que dará nome ao espaço – e estará presente no descerramento da placa que abre o local à comunidade acadêmica – nasceu em Ribeirão Preto, mas fez carreira pelo Brasil e até no exterior, construindo uma identidade muito própria em vestuário masculino. Ele foi a estrela do 1º IFA – Interior Fashion Arts, evento ocorrido na cidade nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2016.

Uma materioteca, como o nome sugere, é um local onde estão catalogados e à disposição para leituras e pesquisas diversos tipos de materiais utilizados na produção de Moda. Estará exposto um acervo de tecidos (seda, cetim, linho, poliéster, etc.), não-tecidos (por exemplo, couro e outros produtos orgânicos usados como vestimentas ou adereços), aviamentos (botões, pingentes, fitas inglesas, etc.), entre outros elementos. “Cada peça estará fixada em uma folha de papel tamanho A4 com toda sua ficha técnica, contendo informações como nome comercial, fornecedor, características têxteis, etc.”, contou Leda Braga Ferraz.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo