Competição reuniu estudantes das principais instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo na capital paulista


Os alunos Evandro Rodrigues de Lima e Vinícius Marques da Silva Nardini, do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Moura Lacerda, conquistaram a quarta colocação na 13ª Gincana Estadual de Economia do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia – 2ª Região – SP). O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo.

Depois de dois dias de disputa entre 46 duplas de estudantes de 27 instituições de ensino de Ciências Econômicas do Estado de São Paulo, Evandro e Vinícius representaram o Centro Universitário e se consagraram na atividade.

A Gincana consiste em exercícios de soluções de problemas econômicos entre equipes. Durante as partidas, o adversário lança na tela do concorrente situações a serem dominadas, como: “aumento da taxa de juros”, “inflação” e “valorização da moeda”, entre outras.

“Tivemos a chance de aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula nas partidas. Os conceitos de macroeconomia, história do pensamento econômico e formação econômica no Brasil foram determinantes para o sucesso. Além disso, a integração com outros alunos da área é imensurável. Nos intervalos, debatíamos sobre a crise política e econômica que o Brasil enfrenta no momento, e abordamos causas e soluções para sairmos desse momento nacional delicado. No geral, é uma oportunidade ímpar”, comenta Nardini.

Evandro Rodrigues de Lima explica que a competição foi uma experiência inesquecível. “A Gincana contribuiu para minha formação como economista. Depois da graduação da Instituição atingir nota quatro no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e agora se classificar entre as quatro melhores da competição do Corecon-SP, podemos ver a força que o Moura Lacerda vem conquistando. Não posso me esquecer de agradecer ao coordenador, Anderson Romanello, e à equipe de professores, dos quais gostaria de citar: Marcio Penna, Márcio Andrade, Carmen Minardi, Cláudio Bidurin e Valéria Gelfuso. Juntos, uniram forças e dedicação para disputarmos de igual para igual com outros universitários”, celebra.

A Gincana da Economia tem o propósito de exercitar conceitos e mecanismos básicos que facilitem o entendimento do que acontece com a economia brasileira, a partir do Plano Real. As relações básicas que o jogo destaca são aquelas que vinculam o balanço de pagamentos, a dívida externa, a taxa de câmbio e a inflação, por um lado, e as contas do governo, a taxa de juros, o investimento e o desempenho do PIB, por outro.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br