Os refugiados e a crise humanitária na Europa serão temas de debate no II Colóquio Regional de Direitos Humanos do Centro Universitário Moura Lacerda. Realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos da instituição de ensino, o evento acontece na sede da instituição, de terça até quinta-feira desta semana (6, 7 e 8/10), e terá como uma das palestrantes a internacionalista Laís Azeredo, que desenvolve pesquisas sobre a securitização da imigração.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Flávia Meziara, é importante sensibilizar os alunos e o corpo docente, além da sociedade como um todo, sobre os problemas atuais e criar um debate sobre o assunto. “Nosso objetivo com esse colóquio é despertar os estudantes para um olhar humanista sobre tais questões”, comenta.

Programação

Abordando problemas atuais da sociedade, o II Colóquio Regional de Direitos Humanos começará, nesta terça-feira (6/10), às 19h30, com a palestra “Crise humanitária na Europa: entre contradição e hipocrisia”, da palestrante Laís Azeredo, com a mediação do professor Bruno Lotério, do Curso de Relações Internacionais do centro universitário.

Laís Azeredo é internacionalista pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Atua na Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (Centro de Referência para Refugiados). Ela coordena a área temática “Direitos Humanos, Migrações e novas subjetividades do Neai (Núcleo de Estudos e Análises Internacionais da Unesp – Universidade Estadual Paulista).

Já na quarta-feira (7/10), às 19h15, o evento será iniciado com o Sarau Preto, com declamação de poesias escritas por participantes do Centro Cultural Quintino II. Também haverá uma mesa redonda, das 19h35 às 22h30, com o tema “O sistema de cotas raciais: conhecer para debater”, com a participação dos palestrantes Ana Almeida, vice-presidente estadual e presidente regional da Unegro (União de Negros pela Igualdade); e Claudio Luiz da Silva, filósofo, professor de Filosofia e de Sociologia, ex-interno da antiga Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor), hoje Fundação Casa, de 1978 a 1993; e mediação de Mônica Agda Alário, professora do Moura Lacerda.

Denis Santos, ex-professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e membro do Cine Foto Clube de Ribeirão Preto, abordará os direitos e os deveres da sociedade na palestra “A fotografia e os Direitos Humanos: diante da dor dos outros”, na quinta-feira (8/10), das 19h30 às 21 horas. Em seguida serão anunciados os vencedores do 1º Concurso de Fotografia do núcleo, que tem o mesmo tema da palestra de Santos.

Sobre o Núcleo de Direitos Humanos

O Núcleo de Direitos Humanos do Centro Universitário Moura Lacerda foi inaugurado em 27 de outubro de 2014 e é coordenado por Flávia Meziara. Entre seus objetivos estão desenvolver programas e projetos na área de ensino, pesquisa e extensão, receber denúncias e fazer encaminhamentos, todas observando o devido sigilo de informações e dados e contribuir para a formação e a capacitação em cidadania e direitos dos cidadãos. O Núcleo tem seus docentes e estudantes como foco de suas atividades. Ele também amplia suas atividades para a sociedade, em geral, especialmente para as vítimas de discriminação e da violação dos direitos de membros da sociedade.

SERVIÇO
Evento: II Colóquio Regional de Direitos Humanos do Centro Universitário Moura Lacerda.
Datas: 6, 7 e 8 de outubro (terça a quinta-feira).
Local: Auditório “Ilka de Moura Lacerda” – Sede do Centro Universitário Moura Lacerda.
Endereço: Rua Padre Euclides, 995, Campos Elíseos – Ribeirão Preto (SP).

 

Contatos: 
Milagre do Verbo Agência de Comunicação.
Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Isabella Grocelli (16 – 9-9767-2004) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: isabella.grocelli@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: isagrocelli