Estudantes do Centro Universitário Moura Lacerda divulgarão os resultados de seus projetos de Iniciação Científica, nos dias 27 e 28 de novembro, durante o Conic 2015 (Congresso Nacional de Iniciação Científica), promovido pelo Semesp (Sindicato das Empresas Mantenedoras do Ensino Superior). O evento, que acontecerá na Unaerp (avenida Costábile Romano, 2.201 – Ribeirânia, Ribeirão Preto – SP), objetiva dar visibilidade às investigações desenvolvidas pelos graduandos, a fim de estimulá-los a se envolverem em atividades de pesquisa.

O Moura Lacerda teve 10 trabalhos aprovados, de alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Direito, Relações Internacionais, Moda e Publicidade e Propaganda. Para Flávia Meziara, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a presença dos projetos no Conic é uma forma de reconhecimento. “Atesta-se, assim, a qualidade do trabalho produzido por alunos e professores do centro universitário. Percebemos que o investimento na pesquisa tem dado retornos para a instituição de ensino e para a sociedade”, destaca.

Pesquisa poderá evitar acidentes no futuro

Entre os alunos que tiveram trabalhos aprovados no Conic estão Felipe Rocha e Igor Alvarenga, do 8º período de Engenharia Civil. Eles têm como objeto de estudo a Passarela “Miguel Luiz de Almeida”, sobre a Via Anhanguera (SP-330) – Km 310, na Vila Abranches, em Ribeirão Preto. Por meio de vários testes de laboratório, realizados com uma maquete, eles pretendem avaliar o impacto horizontal que a estrutura suportaria em caso de uma colisão direta.

Alvarenga explica que a relevância do trabalho está, justamente, na possibilidade de sugerir eventuais melhorias na estrutura para evitar quedas na ocorrência de colisões. Ele lembra que acidentes nas passarelas têm sido muito recorrentes no Brasil. “No último dia 16, por exemplo, um caminhão com a caçamba levantada atingiu e derrubou uma passarela sobre a Via Anchieta, no trecho de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, ferindo o motorista de outro veículo”, salientou.

Para Lucas Miranda, professor do Curso de Engenharia Civil e orientador do Projeto de Iniciação Científica, é fundamental que os alunos submetam trabalhos e participem de eventos como o Conic. “Quanto mais a pesquisa é divulgada, mais questionamentos e ideias interessantes surgem, contribuindo para melhorias no projeto”, enfatiza. Em consonância com seu orientador, o aluno Felipe Rocha ressalta que o engajamento e a participação em eventos científicos podem abrir portas. “Quero fazer mestrado e essas experiências no currículo poderão fazer diferença na seleção”, finaliza.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação.
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Maísa Oliveira (37 – 9803-1139) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails:maisa.oliveira@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverboSite: www.milagredoverbo.com.br – Skype: maisa.oliveira7