Dedicação e comprometimento. Para o engenheiro Civil Fernando Paoliello Junqueira, este é o segredo para uma carreira de sucesso. E ele sabe bem sobre o que está falando. Graduado pelo Moura Lacerda, em 1980, Junqueira é um dos diretores da Perplan Urbanização e Empreendimentos, uma das principais empresas de seu setor em Ribeirão Preto e região, com um portfólio de quase 600 obras, entre comerciais, loteamentos, condomínios-clube horizontais e edifícios residenciais de alto padrão. Além disso, é diretor da Regional do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em Ribeirão Preto.

A história de Fernando Junqueira mostra que, de fato, empenho e boa formação fazem toda a diferença na trajetória profissional. Ele ingressou no Curso de Engenharia Civil em 1975 e, já no segundo ano de faculdade, iniciou um estágio na Construcap, companhia tradicional do segmento de construções. “Nessa época, eu saia de casa às 4 horas. Chegava no estágio junto com o mestre de Obras para aprender com ele. E, às 8 horas, já estava na aula”, lembra.

Conciliando trabalho e estudo, o ritmo foi intenso durante toda a graduação. “O nível de ensino era alto, as provas eram difíceis, mas o curso sempre foi muito conceituado. Sei que acertei na escolha pelo Moura Lacerda”, enfatiza. Junqueira também conta que, ao se formar, já estava empregado na Construcap, de onde saiu em 1986 para ingressar na Perplan.

Desde a conclusão do Curso de Engenharia Civil já se passaram 35 anos, mas a amizade com os colegas de sala e as boas lembranças dos tempos de Moura Lacerda permaneceram até hoje.

Segundo Junqueira, a cada três anos, um grupo de cerca de 30 ex-alunos se encontra para confraternizar. A última reunião da turma foi em outubro de 2015, em uma chácara em Batatais.
“Fico feliz porque os profissionais que se formaram comigo no Moura Lacerda são muito bem-sucedidos. Vemos isso nos nossos encontros. De fato, os professores realizaram um bom trabalho. Meus amigos atuam, hoje, em grandes construtoras do segmento urbanístico e de infraestrutura”, exalta o engenheiro Civil Fernando Junqueira.