Apresentação de aplicativo e palestra sobre comunicação para jovens abrem planejamento para educadores

O Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), reuniu, no dia 25 de janeiro, cerca de 160 educadores de seus cursos de Graduação, Pós-graduação e Tecnológicos para a abertura da “Moura Lacerda Atualiza – Semana de Planejamento Docente”, que prossegue até o próximo dia 29. O evento, realizado na Unidade I-Sede, no bairro de Campos Elíseos, abriu, oficialmente, as atividades do ano letivo de 2016 e ofereceu aos professores a oportunidade de se inteirar sobre um tema cada vez mais presente em sala de aula: o uso das Redes Sociais e sua aplicação no processo educacional dos jovens. O aplicativo Moura Lacerda Mobile, destinado aos alunos, também foi apresentado.

A coordenadora de Graduação da Instituição, Patrícia Andrade, abriu a reunião apresentando os bons resultados conquistados pelo Moura Lacerda no ano de 2015. “Graças ao trabalho sempre dedicado e coerente de nossos professores, conquistamos nota 4, pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), nos cursos de Engenharia de Produção e de Pedagogia. Já o IGC (Índice Geral de Cursos), do Ministério da Educação, apontou nosso Mestrado como o 2º melhor do Brasil entre os centros universitários. Os números e a qualidade indicam que estamos trilhando o caminho certo”, afirmou.

Redes sociais: auxílio ou obstáculo?

Depois da entrega do Prêmio “Oscar de Moura Lacerda” – que incentiva a Iniciação Científica e a aplicação da pesquisa em benefício da sociedade – ao estudante de Agronomia Danilo Sanitá e a seu professor orientador, Alexandre de Sene Pinto (que levaram, cada um, R$ 1.200,00), os participantes da Semana de Planejamento Docente acompanharam palestra sobre um tema que, de forma recorrente, aparece em rodas de discussão docentes e na mídia: a influência das Redes Sociais em sala de aula. A apresentação foi conduzida pelos publicitários Flávio Zeinum e Thiago Borges, da agência Pulso, sediada na capital paulista, responsável pelo planejamento de Comunicação Digital do Centro Universitário.

“Tornou-se inviável o ‘combate’ às plataformas on-line e à tentativa de isolá-las do ambiente universitário – e, em parte, isso se justifica pela facilidade com que é possível ter acesso à internet. Basta tirar o celular do bolso”, disse Borges, reforçando a ideia de que o perfil do estudante, atualmente, sofreu profundas alterações. “Conquistar a atenção do universitário, em meio a tantas possibilidades, representa um grande desafio e a oportunidade de tornar os cursos mais modernos e interessantes. A grande rede tem de ser vista como aliada”, completou.

Flávio Zeinum apresentou as tradicionais e as novas Redes Sociais e sua evolução com o passar dos anos. “A forma como as mídias são utilizadas evoluiu de acordo com o comportamento, principalmente dos jovens, e esse fator tem relação direta com a educação. A tradição é fundamental e reforça a qualidade do ensino, mas o tipo de aula que garantiu bons resultados há 50 anos talvez precise ser reavaliado e repensado para os dias de hoje”, explicou.

Vida estudantil a um toque

O Centro Universitário Moura Lacerda oferecerá a seus alunos, em 2016, uma nova plataforma gratuita para consulta de informações importantes, como notas, frequência, diário de aulas dadas pelos professores, entre outras. Trata-se do Moura Lacerda Mobile, aplicativo desenvolvido para smartphones (sistemas Android e iOS), que tornará mais ágil e conectada a vida acadêmica. “Hoje, 47% dos acessos ao portal da Instituição são feitos por meio de dispositivos móveis. Esse dado chama a atenção para o espaço que os celulares ganharam, e notamos que era necessário investir em uma nova tecnologia que facilitasse a vida dos estudantes”, afirmou Fernando Mello, coordenador de Comunicação da instituição de ensino. As aulas, nas unidades I (Sede) e II (Campus), terão início na segunda-feira, 1º de fevereiro.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Uelinton Costa (16 – 9-9327-9316) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: uelinton.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: uelinton.c