Alunos dos 3º e 4º anos do Curso de Direito promoveram, no dia 17 de fevereiro, uma Audiência de Conciliação simulada para os calouros da graduação. A partir de um caso hipotético, criado especialmente para a atividade, os estudantes representaram os papéis de autores, réus, advogados, conciliador e escrevente e apresentaram o trabalho realizado no Anexo do JEC (Juizado Especial Cível) do Moura Lacerda. A ação foi supervisionada pela coordenadora do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) da instituição, professora Maria Soraia Cochoni Achicar. O evento, realizado no Auditório da instituição, nos períodos matutino e noturno, fez parte do “Trote Cultural” da graduação.

Soraia avaliou a atividade como “um sucesso” e fez questão de enfatizar a importância da atuação dos estagiários para o alcance da excelência do trabalho desenvolvido pelo JEC do Moura Lacerda. “Nossos alunos souberam explanar de forma exemplar os procedimentos da Lei 9.099/95, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis”, disse.

A coordenadora do NPJ também explicou o motivo da escolha em simular um caso de conciliação. “Queremos disseminar a cultura de que, no Direito, não precisa, necessariamente, haver um ‘embate’ entre as partes. Muitos casos podem ser resolvidos por meio de conciliações e mediações, nas quais os envolvidos chegam a um consenso e ambos saem satisfeitos.O acordo evita uma sentença judicial condenatória, acarreta mais economia processual e menos desgaste para as partes, por exemplo”, concluiu Soraia.

Benefícios da prática

A caloura Leticia Magalhães elogiou a atuação de seus veteranos e disse que, para ela, atividades práticas refletem no processo de aprendizagem dos alunos.“Esse começo da graduação é decisivo para definirmos se essa é ou não a profissão que queremos. Ações como essa colaboram para esclarecermos dúvidas e visualizarmos alguns assuntos com os quais teremos contato durante o curso”, disse.

Para Brayon Ferreira, aluno do 4º ano da graduação e um dos responsáveis pela Audiência Simulada, foi um privilégio poder promover e participar da ação. “Com ela, pudemos ilustrar, na prática, como é nosso trabalho no JEC, tirar dúvidas e motivar os novos alunos a se dedicarem aos estudos e aproveitarem o máximo possível das aulas, professores e oportunidades que surgirem”, afirmou o acadêmico e também estagiário do JEC.

O JEC do Moura Lacerda conta, ainda, com os estagiários Yuri Valadão, Renan De Marco, Tamires Bertpaglia, Vitor Pessoti e Nathália Rocha. Eles também foram responsáveis pela organização e realização do evento.

Visão de ex-alunos

A atividade foi finalizada com depoimentos dos ex-alunos Fábio Lourenço, Cloeh Lunardie Camila Jaquinta, todos graduados em 2015 e já aprovados no exame da OAB(Ordem dos Advogados do Brasil).“O Curso do Moura Lacerda é ótimo. Espero que os ingressantes aproveitem muito e tenho certeza de que, no mínimo, sairão daqui pessoas melhores”, afirmou Lourenço.“O Direito dá muitas oportunidades. Meu conselho é que aproveitem a dedicação dos professores, que pesquisem, questionem, procurem informações, enfim, sejam curiosos, pois esse é um fator que ajudará muito na formação de cada um”, completou Lunardi, que já atua como perito judicial.

Para a coordenadora do Curso de Direito, Carolina Assed, o bate-papo com os veteranos e ex-alunos proporcionou, aos ingressantes, uma visão sobre os desafios que encontrarão pela frente. “Foi um bom momento para se familiarizarem e debateram sobre mercado de trabalho, superação e conquistas, entre outros fatores”, concluiu.

 

Contatos:
Milagre do Verbo Agência de Comunicação.
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook:www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.