SAUDAÇÕES, MULHERES!

Queremos que, neste Dia Internacional da mulher, e em todos os dias, que as mulheres recebam flores, abraços, manifestações de carinho e respeito.

Mas queremos, principalmente, que as mulheres que morreram nas indústrias têxteis, e silenciadas, porque reivindicaram seus direitos ao voto, melhores condições de vida e de trabalho, sejam lembradas.

 Neste Dia Internacional da Mulher queremos relembrar as bolivianas, que trabalham em regime de escravidão para grandes marcas, as iranianas, que ainda são mortas em apedrejamentos, e as mais de 200 meninas que foram sequestradas, na Nigéria, enquanto estavam na escola, para depois serem estupradas e vendidas.

Queremos que a exploração sexual e o tráfico de mulheres sejam severamente punidos e combatidos.

… igualdade de direitos, liberdade de manifestação sobre questões de gênero e reprodutivas.

… que o Estado abra os olhos e enxergue as milhares de mulheres que morrem ou que ficam estéreis por conta dos abortos clandestinos, mulheres, em sua maioria, pobres e negras.

… que as leis sejam cumpridas. Que a Lei Maria da Penha, que completará 10 anos, seja realmente efetiva, que a Delegacia da Mulher funcione em todos os dias da semana, e que as mulheres não precisem agendar um dia para fazer a representação.

… que, cada vez mais, mulheres em situação de violência doméstica e familiar sejam socorridas e acolhidas.

… que as mulheres sejam reconhecidas como líderes e sejam mais votadas, pois não basta somente o direito ao voto, mas, também, serem votadas.

… que as mulheres deixem de ser rotuladas por sua aparência, que sejam respeitadas em sua forma de ser e querer ser, que possam ter o peso que quiserem, vestir a roupa que quiserem, ter o cabelo que quiserem.

… que as mulheres negras e índias tenham mais voz e vez, que as mulheres transgêneros sejam aceitas nos bancos escolares e no mercado de trabalho, bem como possam frequentar espaços femininos sem impedimentos, como banheiros para mulheres.

… que todas as mulheres deste País e do mundo inteiro tenham seus direitos tutelados, e que todas sejam respeitadas por suas culturas e suas origens.

… um mundo diferente, um mundo de mudanças, um mundo onde as mulheres ganhem o mesmo que o seu companheiro de trabalho,  se ocuparem o mesmo cargo, e não sejam discriminadas apenas por serem mulheres.

… que cada vez mais as mulheres sejam empoderadas para que, a cada dia, possamos aumentar e fortalecer nossas vozes, expondo para a toda sociedade os desafios e problemas enfrentados todos os dias.

… que as mulheres possam amamentar seus filhos nos espaços públicos, tranquilamente, sem que sejam apontadas por isso e sem que tenham que lutar por um direito natural.

… que as mulheres idosas sejam reconhecidas como mulheres que são e não sejam rotuladas e censuradas quando assim se sentirem e manifestarem.

… que as mulheres deixem de sofrer abusos nos metrôs e nos trens.

Queremos muito, mas,  principalmente, que as mulheres sejam livres e empoderadas, que sejam cada vez mais unidas, para que, junto com toda a sociedade, construam um lugar melhor para todos nós vivermos.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES.

Profª Flávia Meziara

Núcleo de Direitos Humanos