O Auditório Ilka de Moura Lacerda ficou lotado, no dia 16 de março, para o 5º Encontro “Os Direitos do Consumidor e a Publicidade”, promovido pelos cursos de Direito e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda em comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. A atividade contou com a participação de especialistas jurídicos e de comunicação, que discutiram o papel de cada um desses setores na elaboração e regulamentação de produtos e as novas definições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições municipais de 2016. Estudantes do Curso Tecnológico de Marketing também estiveram presentes.

A coordenadora de Publicidade, Carmen Justo, abriu o encontro e destacou as similaridades e o interesse comum de ambos os cursos pelo tema. “Os direitos do consumidor são um tema que envolve as atividades acadêmicas de ambos os cursos e, por isso, organizamos este encontro, para discutir de forma interdisciplinar assuntos relevantes ao tema, como é o caso da minirreforma e propaganda eleitoral”, disse. Carolina Assed, coordenadora do Curso de Direito, afirmou que esta oportunidade pode incrementar as pautas discutidas em sala de aula. “A troca de experiências entre as diferentes graduações e a busca por assuntos atuais são constantes no Moura Lacerda. Com a presença de especialistas, nossos estudantes se envolveram bastante”, comentou.

Propaganda eleitoral

O advogado Fábio Boleta iniciou o debate apresentando algumas regras, criadas pelo TSE, que já valerão para as eleições municipais de 2016 em todo o Brasil – entre elas a redução da publicidade visual em muros, novas definições para propagandas na televisão e proibição do financiamento político por parte de empresas. “O trabalho dos publicitários é o de criar, e o dos advogados, o de verificar o que pode e o que não deve ser veiculado. Momentos de integração, como o de hoje, são extremamente positivos para que o processo eleitoral aconteça da maneira mais transparente e favorável possível”, explicou.

O consultor de Marketing Político Gustavo Castro, sócio da Versão BR, também compôs a mesa e apresentou sua experiência em campanhas eleitorais. “Somente a política pode transformar a sociedade, desde que limpa e cumprindo seu papel de representar os interesses do eleitor. O engajamento social é necessário e, para que aconteça, os problemas comuns do meio em que vivemos precisam estar em foco, e não negociatas entre partidos ou entidades”, disse.

Ascensão do mobile

Membro da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda) e professor universitário, o jornalista Eduardo Soares apresentou estatísticas que comprovam uma mudança em como o brasileiro tem se relacionado com a internet. “As novas projeções indicam que, até abril deste ano, os acessos à grande rede pelo celular terão ultrapassado definitivamente aqueles feitos pelo desktop, o que é um grande marco. Antes de realizar uma compra, por exemplo, cerca de 86% dos interessados fazem buscas sobre o produto em páginas on-line, algo que, para o mundo da publicidade, tem um peso muito grande”, comentou.

Aluna do 9º período de Direito, Munique Cardoso participou do encontro, pela primeira vez, e afirmou que atividades que envolvem outros cursos enriquecem o conteúdo aprendido. “O convívio com outras áreas do conhecimento – mas que, de alguma forma, se relacionam com a nossa – é muito interessante, porque serão assuntos do meu dia a dia profissional”, disse. Lilian Rodrigues, do 3º período de Publicidade e Propaganda, também aprovou a ação. “Os direitos do consumidor precisam estar sempre em primeiro plano para que nossa atividade seja ética e cumpra seu papel. Os temas tratados abordaram de maneira muito rica esses aspectos”, concluiu.

 

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