A variedade de temas abordados durante a 18ª Semana de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda chamou a atenção dos participantes. Ao todo, foram realizadas oito palestras com especialistas de diversas áreas. Eles falaram sobre vestuário de noivas, joias e bijuterias, consultoria de estilo, moda no jornalismo, alta costura, economia criativa e sustentabilidade no setor. Beatriz Andrade, aluna do 1º período, disse que o evento foi enriquecedor. “Os assuntos foram muito abrangentes e pudemos ter uma visão de quantas oportunidades o mercado de trabalho oferece”, afirmou. As atividades, que aconteceram de 11 a 15 de abril, na Unidade II – Campus, reuniram calouros e veteranos do curso.

Para Gabriela Agostinho, do 4º período, a 18ª Semana de Moda foi uma das melhores de que participou durante a graduação. “Os palestrantes são bem qualificados e souberam expor muito bem seus conhecimentos. O maior destaque, para mim, foi a abordagem sobre sustentabilidade, que está sempre em pauta no dia a dia. Isso nos mostrou que nossa área também pode ter responsabilidade ambiental e não prejudicar a natureza”, afirma.

Gabriela também foi uma das responsáveis pelos minicursos oferecidos durante a semana. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender as técnicas de bordados, montagem de vitrines por meio de projetos em 3D, aplicação de rendas, paetês e estampas, entre outros. “Essas atividades proporcionam aos participantes a chance de conhecerem práticas novas e, quem sabe, despertar um dom”, afirma a aluna, que ministrou a oficina de “Maquiagem Cosplay”.

Temas relevantes

Durante sua palestra, o engenheiro Agrônomo Gildriano Oliveira abordou a importância de realizar uma linha de produção com metodologias que não são prejudiciais à natureza. “Preocupação ambiental é uma premissa básica e que se aplica a todas as áreas, inclusive na moda. Precisamos nos vestir e isso pode ser feito de forma responsável. A utilização dos recursos naturais deve ser compatível com o que o meio ambiente oferece. Por isso, é preciso pensar nas compensações que podemos fazer”, disse.

O aluno de mestrado em Administração da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, ligada à USP – Universidade de São Paulo) Daniel Bellíssimo falou da necessidade de inovação nos negócios e os desafios do empreendedorismo. “Precisamos evoluir sempre. A crise econômica atual está dizendo que o novo está para surgir. Nossa missão é buscar essas novidades e colocá-las em prática”, ressaltou.

A estilista e ex-aluna Ana Secani disse que ficou muito feliz com o convite para participar do evento – ela falou sobre a arte de costurar. “O Moura Lacerda me enriqueceu muito, tanto na vida profissional como na pessoal. Poder voltar e mostrar um pouco do meu trabalho para futuros colegas de profissão é gratificante”, afirmou. A consultora de moda Ana Tinoco, uma das proprietárias da empresa Allmaria Estilo e Imagem, também ressaltou a oportunidade de ter contato com aqueles que, em breve, estarão na ativa. “Vemos esse espaço como uma educação para o mercado. É muito legal poder contar para estudantes como funciona nossa atuação e ver um retorno positivo deles”, concluiu.

Evento bem-sucedido

A professora Juliana Bononi comparou a Semana de Moda aos congressos realizados na área devido à qualidade do conteúdo. “É uma ação interna, mais compacta, mas muito bem organizada. Os alunos puderam ter uma noção de como acontecem os encontros maiores, que também oferecem diversas palestras e workshops. Além disso, é uma forma de mostrar a eles que na moda encontramos prática e teoria e que é possível saber um pouco de tudo e escolher um campo para se especializar”, afirma.

A coordenadora do curso, Leda Braga, considerou o evento um sucesso. “Acredito que as apresentações, oficinas de aprendizagem e bate-papos fizeram com que os alunos refletissem sobre os temas atuais, assuntos fundamentais para sua formação acadêmica. Além disso, foi uma ótima oportunidade para construírem uma rede de contatos”, finaliza.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.