Os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Pedagogia lotaram o Auditório Ilka de Moura Lacerda, no dia 18 de abril, para a 1ª sessão de 2016 do Projeto Cine Clube. O encontro exibiu o documentário “Miss Representation”, dirigido por Jennifer Siebel Newsom. Segundo Carmen Justo, coordenadora do Curso de PP, o filme alerta para a questão que envolve a educação e as tensões entre as relações de gênero. “Apesar de se passar no contexto da sociedade americana, os debates foram em torno da realidade brasileira”, ressalta. Também estiveram presentes os professores Caio Fernandes, Silas Nogueira, Regina Cirelli Ângulo, Michele Costa, Meire Cristina e Raquel Lovatti.
Carmen abriu os debates apresentando dados de pesquisas brasileiras que assinalam a representação das mulheres na mídia. “Trata-se de um alerta sobre como as mulheres ‘se veem’ e como ‘são retratadas’. Vale a pena destacar que a apresentação da temática sobre o sexo feminino na mídia ressalta a problemática da imagem e exibição das mulheres. Elas estão se tornando cada vez mais alvo de críticas da sociedade, uma vez que são vistas apenas como objeto de beleza, sucesso e consumo”, afirmou a professora.

Em seguida, Nogueira avaliou o debate no ambiente acadêmico como um verdadeiro ato político. “O projeto Cine Clube contribui para ampliação da discussão do tema relacionado às mulheres e à violação das suas imagens por meio dos meios de comunicação. No entanto, a mídia não é única responsável por essa posição machista em relação às mulheres, mas repercute o contexto histórico e social do Brasil”, finalizou.

Mulheres atuantes

Raquel destacou como a mulher publicitária se posiciona no contexto do mercado de trabalho, pois já vivenciou isso em sua trajetória profissional. “Mesmo atuando em defesa de seus direitos, muitas acabam tomando atitudes ‘machistas’ no seu dia, de acordo com a situação ou mesmo o ambiente no qual estão inseridas”, disse. Com experiências na área de História da Comunicação e da Educação, Meire ressaltou a importância de se contextualizar as conquistas e perdas históricas relativas à posição da mulher na sociedade, dando como exemplo o trabalho que realiza no ambiente acadêmico junto aos adolescentes de escolas onde ministra a disciplina de História.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.