O Centro Universitário Moura Lacerda realizou, nos dias 18, 19 e 20 de abril, a 5ª edição da Semana Acadêmica da Educação Física. O evento, aberto a todos os períodos da graduação, contou com um ciclo de palestras ministradas por especialistas de diversos campos do setor. “A atividade já se tornou tradicional e tem como objetivo colocar os alunos em contato com profissionais altamente qualificados, mestres e doutores na área. Eles trazem uma fala ‘diferente’, abordam novidades do mercado e servem de exemplo para o futuro de cada estudante”, afirma a coordenadora do curso, Irana Ferracioli. As atividades aconteceram no Auditório do Bloco D/1 para o período diurno e no Bloco B/19-20 para o noturno.

Os calouros Fábio Augusto e Leonardo Camilo aprovaram a experiência. “É uma ótima forma de mostrar aos novos alunos a diversidade de oportunidades que podemos encontrar na profissão”, disse Camilo. “Temos, ainda, a chance de adquirir conhecimento extracurricular e ficar por dentro do mercado”, completou Augusto. Flávia Ribeiro, do 7º período, também avaliou a Semana Acadêmica como uma atividade benéfica para sua formação. “Achei os temas abordados bastante relevantes e interessantes. Também gostei de ver ex-alunos retornando e mostrando um pouco do trabalho que realizam lá fora”, afirmou.

Temáticas abordadas

A palestra de abertura do evento abordou as potencialidades humanas por meio do trabalho social. A apresentação ficou a cargo de Rafael Corrêa, representante da Aiesec – maior organização de estudantes do mundo, reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). “Nós somos uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio de intercâmbios, estimula o desenvolvimento pessoal e profissional. Nossa intenção foi mostrar aos alunos do Moura Lacerda as oportunidades que eles têm de levar seus conhecimentos para fora do país”, disse.

Os alunos também tiveram contato com docentes e profissionais atuantes na área. Átila Trapé, professor e doutorando da USP-RP (Universidade de São Paulo), apresentou o projeto de extensão desenvolvido pela instituição pública na área da saúde e exercícios para a terceira idade. Formado em Educação Física pelo Moura Lacerda, campus de Jaboticabal, o especialista em Musculação e Personal Trainer Gil Campos abordou a preservação e melhoria da capacidade funcional em idosos por meio da musculação. Pedro Baldo, ex-aluno, professor de natação e especialista em Fisiologia do Exercício, falou sobre os métodos de treinamento para amadores e atletas de alto rendimento.

Renato Marques, professor doutor e especialista em Sociologia e Pedagogia do Esporte, ministrou a palestra “Aprendizagem Sociocultural e o Ensino do Esporte”. Roberto Pedrosa Junior, da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, contou suas experiências nas escolas estaduais da cidade. Carlos Trindade, professor da rede estadual e municipal de Ribeirão Preto, falou sobre legislações aplicadas à área. Para encerrar a Semana, o professor doutor Hugo Tourinho Filho apresentou o tema “Iniciação Esportiva na Infância e Adolescência”.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.