Para tomar uma das decisões mais importantes de sua vida, que é a escolha da profissão, Abranche Fuad Abdo, atual secretário Municipal de Obras Públicas da Prefeitura de Ribeirão Preto, contou com a intuição. Antes mesmo de receber o diploma de Engenheiro Civil, conquistado em 1976 pelo Centro Universitário Moura Lacerda, ele já atuava como auxiliar na construção de pequenas moradias. “Minhas paixões sempre foram projetar e construir. Apesar da falta de experiência e formação profissional, eu já tinha contato com a área que viria a me acompanhar por toda a vida. Ao longo de 40 anos de carreira evoluí e amadureci meus conhecimentos”, afirma.

Segundo Abdo, na época em que iniciou a graduação, o Curso de Engenharia estava em fase de reconhecimento junto ao MEC (Ministério da Educação). “O que realmente me atraiu no Moura Lacerda foi o corpo docente, que possuía currículos bastante qualificados”, diz. “Tenho lembranças muito boas, principalmente da interação dos alunos e professores e dos jogos universitários. Muitos colegas ainda convivem na nossa atividade profissional como engenheiro, atuando em setores públicos ou como empresários”, completa.

A graduação deu tão certo que ele também escolheu o Moura Lacerda para se capacitar na área. Em 1976, concluiu o curso de Engenharia Sanitária e também tornou-se engenheiro de Segurança no Trabalho pela instituição. Abdo ainda tem no currículo especialização em Arquitetura, pela Paris Université Sorbonne, na França, e pós-graduação em Gerentes de Cidades, realizada na Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em Ribeirão Preto.

Atuações e projetos

Em 1998, Abranche Fuad Abdo iniciou sua atuação no serviço público, ocupando o cargo de assistente da Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura de Ribeirão Preto. Também foi, entre 2000 e 2001, diretor Técnico e Superintendente da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto). Em 2008, tornou-se secretário de Obras Públicas. Foi responsável pelo projeto antienchentes, um grande desafio enfrentado pela cidade, segundo ele. “O trabalho tornou-se a maior obra pública da história do município. Para mim, um engenheiro não se permite parar diante de dificuldades. Acredito que uma tarefa realizada com comprometimento e dedicação, seja com algo público ou privado, é o segredo para uma carreira de sucesso”, finaliza.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.