O estande do Banco Santander na 23ª Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) recebeu, no dia 27 de abril, um grupo de alunos do Curso de Agronomia do Centro Universitário Moura Lacerda para um encontro com Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, e Terence Baines, gerente de Compras Sustentáveis da Unilever. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, também participou do evento. Com o tema “Inovação para o agronegócio: o caminho do futuro”, os palestrantes comentaram os desafios do setor, as novas tendências de tecnologias e o mercado externo, além da importância da cadeia de valor nesse processo.

Atento a todas as informações expostas pelos palestrantes, Joaquim Lauro Sando, do 3º período de Agronomia, ressaltou a iniciativa do Moura Lacerda em oportunizar a presença de seus alunos no evento. “Isso permitiu uma compreensão de um mercado que teríamos apenas após a conclusão do curso. Pudemos nos relacionar com pessoas experientes na área e absorver esse conhecimento”, afirmou. O encontro também abriu espaço para discussões sobre a relevância das novas regulamentações para a preservação da biodiversidade, escassez de recursos, formação e retenção de mão de obra, mudanças climáticas, capacitação de produtores, entre outros assuntos.

A apresentação foi oferecida pelo Santander Universidades, um braço da instituição financeira voltado ao desenvolvimento acadêmico em uma rede que une alunos, docentes, jovens profissionais, reitores e faculdades. O convite feito aos alunos e professores do Moura Lacerda ocorreu por conta do convênio existente com o centro universitário desde 2001, o qual, entre outros apoios prestados, também promove o Programa de Bolsas de Estudo Fórmula Santander e o Programa de Estágio Santander Universidades.

Outras atividades

Acompanhados dos professores Antônio Fernandes, que atua nos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis e Tecnológicos, e Carla Paixão, que ministra a disciplina de Mecânica e Máquinas Agrícolas, os estudantes também visitaram, nos dias 25 e 27 de abril, os estandes dos principais fabricantes de maquinário e equipamentos para o setor e puderam conhecer as mais avançadas tendências e inovações tecnológicas do mercado.

Carla ressaltou a oportunidade de demonstrar, na prática, o conteúdo estudado em sala de aula. “Durante a visita focamos na exposição de tratores mas, no próximo semestre, por exemplo, teremos a disciplina Mecanização Agrícola, que aborda colhedoras. Já aproveitei para dar uma introdução dessas máquinas também, assim eles já se familiarizam com o assunto”, explicou. Para Amanda Bidinello, do 5º período, o acompanhamento da professora enriqueceu sua participação na feira. “Foi ainda melhor contar com as orientações dela. Tivemos uma aula diferente e aprendemos bastante”, disse.

Victor Seabra Afonso, também do 5º período, destacou as novidades que encontrou durante a visita. “Com o avanço da tecnologia, o setor está sempre se renovando. Acredito que temos de estar sempre atualizados e a feira nos proporciona isso. Ganhamos como estudantes, pois é um complemento do que vemos nas aulas, mas também como futuros profissionais”, concluiu o aluno, que participa da feira pela 4ª vez.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.