O Curso de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda realizará, de 16 a 19 de maio, a 27ª edição de sua tradicional semana acadêmica. O tema deste ano é “Nas entrelinhas da discursividade”. O evento tem como objetivo proporcionar novos conhecimentos aos estudantes e promover diálogos com profissionais renomados da área da educação. Entre eles estará a professora doutora Sabrina Balsalobre, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Araraquara, que abordará as distintas formas de uso da Língua Portuguesa no Brasil, Angola e Moçambique, além de outros países africanos lusófonos, como Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. As atividades acontecerão no Auditório Ilka de Moura Lacerda e na Sala 26, do Bloco B, nos períodos diurno e noturno.

A programação da Semana de Letras contará, ainda, com palestra sobre os “Gestos de interpretação em análise do discurso”, com a professora doutora Daniela Giorgenon, da USP (Universidade de São Paulo), campus de Ribeirão Preto. Enio Soares, docente da FCLRP (Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto), também ligada à USP, falará sobre “A(s) heterogeneidade(s) do dizer: algumas das vozes que ressoam na literatura e na educação”. Por fim, o professor Paulo César Cedran, do Moura Lacerda, trará o tema “Eu sou apenas um padre: a questão social no discurso do Padre Marcelo Rossi”.

De acordo com Naide Iucif, coordenadora do Curso de Letras, as palestras visam compreender os processos de criação de uma mensagem, levando em consideração as condições de produção do discurso e os efeitos de sentido que fazem com que uma mesma palavra ou uma mesma ideia carreguem definições diferentes, de acordo com aqueles que as empregam. “Essas situações acontecem em muitas ocasiões, como no discurso social da igreja, nas vozes constituintes dos dizeres e, principalmente, no campo educacional, que envolve o ensino de línguas e literaturas”, afirma. Confira, abaixo, as datas, horários e locais do evento:

Programação Semana de Letras – De 16 a 19 de maio

Dia 16/05: 8h15 – Sala B-26 e 19h15 – Auditório
Palestra: “Gestos de interpretação em análise do discurso”, com a professora doutora Daniela Giorgenon, da USP de Ribeirão Preto.

Dia 17/05: 8h15 – Auditório e 19h15 – Sala B-26
Palestra: “Meu”, “cara”, “brother”, “madala”, “ndengue”… nas entrelinhas dos tratamentos nominais do português brasileiro, moçambicano e angolano: observando relações de poder, com a professora doutora Sabrina Balsalobre, da Unesp de Araraquara.

Dia 18/05: 8h15 – Auditório e 19h15 – Sala B-26
Palestra: A(s) heterogeneidade(s) do dizer: alguma das vozes que ressoam na literatura e na educação, com o professor Enio Soares, da Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

Dia 19/05: 8h15 – Auditório e 19h15 – Sala B-26
“Eu sou apenas um padre”: a questão social no discurso do Padre Marcelo Rossi, com o professor Paulo César Cedran, do Moura Lacerda.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.