A Biblioteca da Unidade II/Campus do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, foi contemplada com a doação de, aproximadamente, 200 obras oriundas do acervo pessoal do arquiteto Luiz César Barillari, falecido em 17 de março deste ano. Carmen Barillari, uma das filhas do profissional, conta que ele, além de ter um enorme carinho pelo Moura Lacerda, sempre dizia que seu desejo era deixar, como legado, “bens intelectuais e não materiais”. Por isso, Carmen e a irmã Fabiana decidiram deixar parte da história do pai para o Centro Universitário.

Barillari atuou como professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição de ensino de 1978 a 1986. Entre os materiais estão diversos trabalhos que fizeram parte de seu portfólio, como apostilas, projetos, quadros, fotografias, painéis, livros e revistas especializadas do segmento. “Meu pai sempre foi apaixonado pela Arquitetura. Tinha a profissão como um hobby, não como uma obrigação. Com a doação encontramos mais uma maneira de deixá-lo vivo em nossos corações, além de eternizar e disseminar seus conhecimentos”, diz Carmen.

Como forma de retribuição, o Moura Lacerda reformou e transformou o antigo auditório da Unidade II/Campus, no Bloco D, ao lado da Sala dos Professores, em Sala de Conferências “Luiz César Barillari”. O novo espaço será inaugurado no próximo dia 23 de maio, como parte das comemorações pelos 93 anos de criação da instituição. Na ocasião, a instituição de ensino fará uma cerimônia para homenagear o arquiteto e oficializará a doação. O evento também contará com a participação de amigos e familiares do profissional.

Sobre Luiz César Barillari

Luiz César Barillari se formou em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas (SP) (Pontifícia Universidade Católica) e fez pós-graduações na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo), campi de São Carlos e São Paulo. Como docente, ministrou aulas e coordenou os cursos de Arquitetura e Urbanismo da FAU, em São Paulo, e do Moura Lacerda e da Unip (Universidade Paulista), em Ribeirão Preto.

Em 1978, abriu seu próprio negócio em Ribeirão Preto, inicialmente um estúdio de projetos de edificações e, em 1991, alterou sua Razão Social para Barillari Arquitetura e Planejamento. Foi responsável pelos projetos da Mansão Galo Bravo, no Jardim Parque das Figueiras, Centro Comercial Fiúsa, Choperia e Restaurante Chopp Time Street, unidades da Clínica Basile, sede da Construtora Stéfani Nogueira, entre outros. Atualmente, o escritório, localizado no Jardim Botânico, é comandado pelo sócio Rafael Péra.

Em toda a sua trajetória profissional, Barillari participou de fóruns, congressos e bienais nacionais e internacionais, além de receber diversas honrarias. Em 2005, ganhou o título de Arquiteto do Ano da Aeaarp (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto) e participou como jurado do Prêmio Jovens Arquitetos, realizado pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). Por três anos consecutivos (2011, 2012 e 2013), recebeu o “Prêmio Top of Mind”, na categoria Profissional, e, em 2014, o “Prêmio Top Profissionais”, no segmento Arquitetura Comercial.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.