Apresentações musicais, stand up comedy e declamação de poesias encerraram o ciclo de palestras e atividades da 18ª Semana da Comunicação do Centro Universitário Moura Lacerda, promovida, de 9 a 12 de maio, pelos cursos de PP (Publicidade e Propaganda) e Tecnológicos. As performances, realizadas durante um Sarau Cultural, foram executadas pelos estudantes em um palco montado na Biblioteca da instituição. Na ocasião, os participantes também conheceram os vencedores do 1º Concurso Cultural “Imagem com Texto”. O primeiro lugar ficou com a ex-aluna Thatiane Fernandes, formada em 2015, seguida por Ana Magnólia e Ricardo Cefali, ambos do 5º período de PP. Thatiane ganhou o livro “A casa do céu”, das autoras Amanda Lindhout e Sarah Corbett, e uma passagem para visitar São Paulo.

A abertura da 18ª Semana da Comunicação emocionou os participantes. A coordenadora do Curso de PP, Carmen Justo, realizou o lançamento da Revista Feminina, um projeto de extensão da graduação, coordenado pelo professor José Mauro Marinheiro Fernandes (in memorian). Em seguida, em um ato de homenagem ao docente, o Núcleo de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda recebeu o nome de “Professor José Mauro Marinheiro Fernandes”. A cerimônia também contou com as participação dos familiares do profissional.

Missão cumprida

Juliana Paes, do 5º período de PP, fez parte da comissão organizadora do evento. “Começamos a montar a semana no início do ano. Minha sala é dividida por agências e cada grupo ficou responsável por preparar um dia de palestra, o Sarau, o Concurso, os logos, enfim, pelos bastidores da atividade. Foi bastante trabalhoso, mas ver a conclusão é gratificante”, explica. O resultado do bom desempenho de Juliana e os demais alunos foi reconhecido por Alex Batista, do 3º período de Marketing. “As palestras somaram muito à minha formação. Diversos assuntos eu já havia visto em sala de aula e as apresentações complementaram meu conhecimento, principalmente quando os temas foram mídias sociais e a Tecnologia da Informação, os quais eu não conhecia muito bem e me surpreenderam”, ressaltou o estudante.

A professora Raquel Lovatti, do Curso de PP, também foi bastante atuante em todas as fases de planejamento e execução do evento. Além de comemorar o sucesso da atividade, ela enfatizou sua importância para a comunidade acadêmica. “A pluralidade de temas e áreas que apresentaram um pouco de seu trabalho durante a Semana da Comunicação contribuiu de maneira expressiva com o aprendizado dos universitários, já que o profissional que o mercado busca atualmente é aquele multiplataforma, preparado para lidar com diversas frentes e integrar as áreas do conhecimento”, concluiu.

Carmem também lembrou da parceria positiva com os Cursos Tecnológicos. “A presença desses alunos na Semana da Comunicação foi muito significativa, pois pudemos colocar em prática o conceito de interdisciplinaridade e promover a integração de diversas áreas de conhecimento”, finalizou a coordenadora.

Vitrine 2.0

O terceiro dia da 18ª Semana da Comunicação teve como destaque um bate-papo com jovens que utilizam a internet como “vitrine” para divulgação de suas produções. Os youtubers Rodrigo Colucci (canal Amigo Colorido), Gabriel Dearo (Operação Cinema) e Renan Rocha (Se Livrando) se juntaram aos blogueiros Elissandro Persil (About Jovem) e Vinycius Limeres (LS Fashion Men) para contar como foi a entrada no universo on-line e quais são, hoje, as alternativas para quem deseja fazer sucesso na grande rede – e, para isso, não basta apenas ligar a câmera, gravar e postar.

“Como há muitas possibilidades e ‘concorrentes’, ainda mais depois do advento da internet para smartphones, é necessário ter um bom conteúdo, pautado em roteiro e informação. Mesmo os canais mais informais, voltados ao entretenimento, perceberam essa tendência e se adequaram”, afirmou Colucci, que conta com mais de 500 mil seguidores no Twitter. “Homem no universo da moda, até pouco tempo, era tabu. Meu maior desafio foi romper esse preconceito e mostrar que estilo não está ligado a gênero mas, sim, a um estilo de vida e à vontade de conhecer novas culturas e possibilidades”, comentou Limeres, que também é jogador de futebol do Comercial, de Ribeirão Preto.

Referências

A programação da 18ª Semana da Comunicação também promoveu diálogos com especialistas renomados. Eles discutiram o tema principal do evento, que abordou a “Violência contra a mulher”, o mercado do marketing e da comunicação na região de Ribeirão Preto, as tecnologias e inovações da área e deram dicas para posicionar-se profissionalmente nas redes sociais. “É muito importante que profissionais já inseridos no ramo publicitário e que já convivem com a realidade e os desafios desse cenário compartilhem isso com os alunos, pois a partir dessas referências eles poderão trabalhar ferramentas para superar essas dificuldades. Dessa forma, o mercado poderá ficar mais forte e promissor”, disse Maurício Abravanel, diretor Superintendente do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) Ribeirão.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.