A Instituição Moura Lacerda, mantenedora do Centro Universitário Moura Lacerda, completou, no dia 23 de maio, 93 anos de existência. Para comemorar a data foram programadas diversas atividades nas três unidades da instituição de ensino – Sede e campi de Ribeirão Preto e Jaboticabal. Elas envolveram plantio de mudas de árvores nativas, inauguração e denominação de novos espaços, homenagens a ex-professores e realização do 10º Festival Dança para Todos – ação integrante da 8ª Semana de Educação Física do campus de Jaboticabal. As atividades reuniram alunos, funcionários, Diretoria, familiares dos homenageados e comunidade em geral.

 

Responsabilidade socioambiental

As comemorações começaram no dia 20 de maio, com o plantio de 80 árvores na Unidade II/Campus. Patrícia Andrade, reitora do Centro Universitário, abriu a atividade agradecendo a presença dos alunos, professores, coordenadores e colaboradores. “Esta é uma ação muito importante e que vem para fortalecer o conceito de responsabilidade socioambiental institucional que promovemos no Moura Lacerda. Espero que ela seja, também, de cunho educativo, para que levemos essa atitude para o futuro”, disse.

De porte mediano, as mudas foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto. A atividade faz parte das ações da Agenda Ambiental Moura Lacerda, coordenada por Marisa Herédia e com a participação da professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo Marcela Cury Petenusci, dos professores de Agronomia, Amália Estela Mozambani e José Carlos Martins de Nóbrega, e da coordenadora do curso, Marta Maria Rossi. Segundo Marisa, a Agenda Ambiental, implantada em fevereiro de 2014, abriga vários projetos e ações relacionadas à prática sustentável.

“Estávamos buscando uma readequação do paisagismo do Campus e já tínhamos, havia algum tempo, a proposta de fazer uma intervenção entre os blocos. As árvores serão responsáveis, em futuro breve, por aumentar o conforto térmico e produzir um microclima no ambiente”, disse a coordenadora da Agenda Ambiental. Mayana Michieleto, do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, conta que ela e os amigos sempre pensavam em utilizar o espaço, mas o sol forte impossibilitava. “Infelizmente não poderei aproveitar a sombra no local, pois já estou me formando, mas será muito importante para os próximos alunos porque o calor será mais ameno e o cenário, ainda mais bonito”, afirmou a estudante.


Homenagens

A biblioteca da Unidade II/Campus passou a abrigar mais de 1.000 obras do acervo pessoal do arquiteto Luiz César Barillari, falecido em 17 de março deste ano, especialmente doadas ao Moura Lacerda pela família do profissional. Ele lecionou no Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição de ensino entre 1978 e 1986. No material doado constam apostilas, projetos, quadros, fotografias, painéis, livros e revistas especializadas do segmento. Como forma de retribuição, o Centro Universitário reformou e transformou o auditório, no Bloco D, ao lado da Sala dos Professores, em Sala de Conferências “Luiz César Barillari”.

A Unidade II/Campus também ganhou dois parklets. O do Bloco C recebeu o nome de “Professora Norma Apparecida Soffiatti”, que lecionou em diversos cursos da instituição de ensino. O do Bloco E homenageou o “Professor Francisco Gimenez – Chiquinho”. Nos dois equipamentos os familiares dos homenageados, ao lado de membros da Diretoria, descerraram placas comemorativas. As estruturas foram construídas com o objetivo de criar um espaço de lazer e descanso para os estudantes. O ambiente já é comum em vários países e em algumas cidades brasileiras. Trata-se de uma “sala ao ar livre”, feita sobre um tablado de madeira junto à calçada. Os primeiros foram erguidos em San Francisco, na Califórnia (EUA), e buscavam criar áreas mais amigáveis para pedestres, ciclistas e vizinhança.

Os três novos espaços foram inaugurados no dia 23, em uma cerimônia que contou com a presença dos familiares de Barillari, Norma e Chiquinho, além de diretores, professores e alunos. Após abertura de Fernando Mello, coordenador de Comunicação do Moura Lacerda, Oscar Luiz de Moura Lacerda, um dos mantenedores da instituição de ensino, a reitora, Patrícia Andrade, e Glauco Cortez, diretor Superintendente, proferiram algumas palavras, seguidos dos filhos e irmãos de cada homenageado.

O coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, André Avezum, enfatizou a honra em receber parte do acervo pessoal do arquiteto Luiz Cesar Barillari. “Os livros e projetos serão de grande valia para o ensino de nossos alunos, pois a grande produção do arquiteto no município de Ribeirão Preto é marcante pela qualidade e demonstra sua constante busca pela inovação e discussão por uma arquitetura melhor. Considero um dos arquitetos mais importantes da nossa cidade pelo conjunto de sua obra”, afirmou.

Ainda no dia 23, na Sede do Moura Lacerda, uma solenidade oficial deu o nome de “Professor Doutor José Mauro Marinheiro Fernandes” ao Núcleo de Publicidade e Propaganda. O docente integrou o quadro da instituição de 1995 a 2016, ano de sua morte. “Fernandes foi um grande referencial para nossos estudantes e sempre teve como objetivo a formação de profissionais competentes, éticos e fundamentalmente ligados à arte da propaganda. A homenagem foi uma maneira encontrada para retribuir essa dedicação”, afirmou Carmen Justo, coordenadora da graduação. A cerimônia contou com a presença de alunos, professores, diretores e também da reitora.

Dança para Todos

Para concluir as celebrações, no dia 23, a quadra do campus de Jaboticabal acolheu, mais uma vez, a 10ª edição do Festival “Dança para Todos”. O evento, gratuito e aberto ao público, possui foco inclusivo e trouxe apresentações de 23 grupos de dança do município e da região. Com abertura da banda “Zé Ninguém”, de Guariba, a noite foi repleta de espetáculos. Os participantes, que envolviam alunos de todos os períodos da graduação e do Colégio Moura Lacerda, membros de academias e unidades da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), apresentaram estilos variados, como ballet, street dance, tango, funk, entre outros. A ação também integrou o calendário da 8ª Semana de Educação Física do Centro Universitário, realizada de 23 a 25 de maio.

A educadora física Mariana Germano, formada em 2008 pelo Moura Lacerda, disse que estava contente em retornar ao Centro Universitário, ainda mais em uma data tão especial. Como professora de ballet, ela levou seus alunos para apresentarem o clássico “Cisne Negro”. “É bom estar de volta e rever docentes, funcionários e amigos. O Festival Dança para Todos já é uma tradição na instituição e dá oportunidade para mostrarmos nossos trabalhos e até mesmo descobrir novos talentos”, disse. O evento reuniu cerca de 400 pessoas.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.