O Centro Universitário Moura Lacerda realizou, no dia 25 de junho, a entrega dos certificados aos alunos do Curso de Atualização Profissional em Alvenaria Estrutural. Segundo o professor Daniel Forni, coordenador do curso, o principal objetivo foi proporcionar ao participante um aperfeiçoamento para que ele possa atender às demandas do mercado. “É fundamental que estejamos sempre ligados às novas tecnologias. A alvenaria estrutural é uma alternativa de construção antiga mas muito utilizada atualmente, principalmente por questões econômicas. Edificações mais populares, por exemplo, lançam mão regularmente desse recurso e, com a crise, a técnica está em alta”, explicou.
Ministrado pelo professor Salvador Noboa Filho, o curso teve duração de 32 horas e contou a participação de 33 alunos. “Essa capacitação é a que chamamos de cursos livres, ou seja, não é necessário ter nenhum tipo de graduação para participar. Nessa turma tivemos encarregados de obras, engenheiros formados na área e alunos que ainda estão em processo de formação”, ressaltou Forni. A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que o corpo e a vedação do edifício são executados simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função de suportar todo esse conjunto. O cronograma das aulas incluiu tópicos como sistemas estruturais, tipos de alvenaria, conceitos, normatização e requisitos, materiais, elementos de reforço, entre outros.

Referências no mercado

Sergio Humberto Cavalheiro é formado em Ciências da Computação e Engenharia Civil pelo Moura Lacerda. Proprietário da SH Cavalheiro Engenharia, de Ribeirão Preto, o empresário retornou à instituição de ensino em busca da atualização profissional. “A alvenaria estrutural é uma técnica que muitos engenheiros ainda não dominam, por isso meu foco principal foi conhecê-la a fundo, tanto de forma prática como teórica. Também soube que o curso seria ministrado pelo professor Noboa Filho, que é referência no mercado. Isso fez com que eu me interessasse ainda mais”, afirmou.
Os objetivos do economista e engenheiro civil Pedro Luiz Minotti são diferentes mas, segundo ele, também foram alcançados durante o curso. “Atuo em construtoras há mais de 10 anos, conheço e trabalho com alvenaria estrutural, mas senti que precisava me aperfeiçoar nessa área. Sei muito sobre o trabalho do professor Forni e resolvi apostar na especialização do Moura Lacerda. Saio daqui muito satisfeito, pois achei que as aulas foram bastante tranquilas e completas”, finalizou o profissional.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.