Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda colocaram em prática o conceito de Responsabilidade Social que tem sido uma constante no cotidiano da instituição de ensino superior. O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, mantido pela Fundação SobecCan (Sociedade Benemérita de Combate ao Câncer do Nordeste Paulista), recebeu, no início de julho, sete telas artísticas produzidas por 15 estudantes no primeiro bimestre deste ano. As obras ficarão expostas na Galeria de Arte existente na entidade e, posteriormente, serão encaminhadas para venda ou leilão. A renda obtida será revertida para a manutenção e o desenvolvimento de ações do hospital.

A iniciativa de doação partiu do estudante Matheus Guariz, do 3º período, que buscou o apoio dos colegas de classe e do Moura Lacerda para concretizar seu desejo. Ele conheceu o espaço após a mãe, Eva, passar por um tratamento de câncer de mama em 2013. “Quando frequentei a entidade descobri que eles possuíam essa galeria e que parte da renda para seu funcionamento provém de ações beneficentes. Ficamos contentes com a qualidade das telas produzidas e resolvemos oferecê-las para contribuir com esse trabalho”, afirmou. O Centro Universitário emoldurou as pinturas.

Além de Guariz, as alunas Beatriz Noboa, Priscila Morato e Thaysa Prado e a professora Fabiana Mori participaram da entrega dos quadros. O grupo foi recepcionado pela presidente do hospital, Rose Marques, e pela voluntária Selma Carvalho, que fizeram questão de apresentar a estrutura aos visitantes. “É sempre uma emoção receber essas doações, principalmente quando a atitude parte de jovens como eles, pois contribuem para nosso crescimento e reconhecimento. Sempre digo que o trabalho filantrópico é um bom ‘ciclo vicioso’, pois quando começamos não queremos mais parar. E o que recebemos em troca é a maravilhosa sensação de ajudar alguém”, ressaltou Rose.

Engajamento social

As pinturas, produzidas com tinta acrílica sobre papel supremo, foram feitas na disciplina Meios de Expressão e Representação, ministrada pelos professores Fabiana Mori e Dante Veloni. Trata-se da criação de uma estrutura plástica, na qual os desenhos se compõem a partir das cores primárias e suas derivadas. O trabalho busca aprimorar a percepção visual dos alunos e gerar o conhecimento sobre a teoria das cores e suas aplicações.

“A arquitetura contribui para a qualidade de vida da sociedade por meio da construção de edifícios e do planejamento urbano. Essas funções se viabilizam, em parte, através do aprimoramento da percepção estética, um canal que se comunica com as artes visuais. Os alunos estavam engajados e comprometidos com a possibilidade da doação. A intenção, agora, é viabilizar mais colaborações para que tenhamos futuros arquitetos dotados de um profundo conhecimento da poética do espaço, aliado à prática de uma arquitetura de intenso engajamento social”, disse Fabiana Mori.

Credenciamento pelo SUS

Segundo a presidente Rose Marques, 80% da renda mensal da entidade resultam do trabalho dos cerca de 80 voluntários atuantes, que promovem feiras, bazares e outros eventos beneficentes. Os 20% restantes vêm de uma verba do SUS (Sistema Único de Saúde) que é repassada como pagamento por exames de Papanicolau – que detecta câncer de colo de útero e outras alterações causadas pelo HPV (Papilomavirus Humano) – que o laboratório do hospital faz para o próprio sistema.

O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto possui 19 anos de existência. Ele atende, gratuitamente, cerca de 400 pessoas por mês em regime de hospital-dia. Um moderno centro cirúrgico, em fase final de instalação para operação, possibilitará o credenciamento da entidade junto ao SUS. Outras informações sobre o local e seu trabalho poderão ser obtidas por meio do telefone (16) 3878-9700 ou do e-mail voluntariado@hcancerderibeirao.org.br. A instituição está situada à rua Octávio Martins Braga, 50, no Residencial Flórida.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos:(16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook:www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site:www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.