O Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado, do Moura Lacerda, promoveu a palestra “Tirando a natureza do anonimato na revista Química Nova na Escola”. A atividade, realizada na Unidade 1/Sede, no dia 20 de junho, foi ministrada pela professora Maria José dos Santos, ex-aluna do Mestrado do Centro Universitário e doutora em Ciências pelo Instituto de Geociências da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ela apresentou aos participantes a metodologia, os dados e as conclusões de sua tese de doutorado, que analisou os artigos da revista científica Química Nova na Escola.

“Tenho boas recordações do Moura Lacerda e retornar para apresentar meu trabalho é recompensador. Minha intenção foi contribuir para a aprendizagem dos alunos que buscam o Mestrado e o Doutorado”, afirmou a palestrante. Para Ingrid Trivelato, estudante do Mestrado e professora das redes pública e privada de Ribeirão Preto, os objetivos de Maria José foram alcançados com êxito. “Estamos prestes a escrever nossa dissertação e sabemos que não é fácil, pois é preciso se aprofundar no conhecimento literário, fazer uma revisão bibliográfica, entre outros pontos. As dicas dela sobre metodologias de pesquisa foram bastante proveitosas. O tema escolhido também é interessante, uma vez que, como educadores, podemos aplicá-lo em sala de aula”, disse.

Maria José dos Santos é graduada em Licenciatura Plena em Química e Química Industrial e possui especialização em Didática e Metodologia para o Ensino Superior. Atualmente, é professora do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus de Sertãozinho, lecionando nos cursos de Licenciatura em Química, Técnico Integrado em Química e Automação Industrial. Como pesquisadora, ela trabalha, principalmente, com os temas currículo, integração curricular, contextualização, ensino de química e livro didático.

Grupo de estudos

A palestra foi promovida pelo grupo de estudos “Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como eixos para o Ensino Básico”, liderado pelo professor doutor Pedro Wagner Gonçalves, do Programa de Pós-graduação Ensino e História de Ciências da Terra, do Instituto de Geociências da Unicamp, e pela a professora doutora Natalina Sicca, coordenadora do Mestrado do Moura Lacerda. A equipe de pesquisa também conta com professores da rede estadual de Educação Básica do Estado de São Paulo.

Criado em 2003, o grupo é composto por profissionais de disciplinas como Geologia, Química, Física, Biologia, Geografia, Matemática, e também com Pesquisadores em Educação e em Ensino de Geociências. “O foco principal é a investigação sobre o desenvolvimento curricular de temáticas ambientais. Nossa linha promove e pesquisa a implementação de inovações curriculares, caracterizadas pelo ensino a partir do local, neste caso, em Ribeirão Preto”, ressaltou Natalina Sicca.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.