Gratuito e aberto ao público, o local atenderá crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos

O NAPp (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) do Centro Universitário Moura Lacerda reabrirá suas portas em agosto. Os serviços serão gratuitos e atenderão à comunidade em geral. O público-alvo serão crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem. O espaço também terá como objetivo dar suporte ao Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, para que os alunos realizem atendimentos clínicos por meio do estágio supervisionado. Os atendimentos deverão ser agendados e acontecerão, de segunda a sábado, das 8 às 19 horas, no prédio situado à rua João Ramalho, nos Campos Elíseos.

De acordo com a Profa. Ma. Andresa Ferreira, coordenadora do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, os atendidos serão selecionados de duas formas. “Eles poderão ser recrutados por meio dos estágios institucionais realizados por nossos alunos nas escolas das redes pública de Ribeirão Preto. Junto aos professores, eles observarão as necessidades e entrarão em contato com os pais para ver se há interesse e disponibilidade para a intervenção psicopedagógica. A família também poderá procurar diretamente o Departamento de Pós-graduação do Moura Lacerda e manifestar o interesse”, explica. Os telefones são (16) 2101-1178 ou 2101-1021.

Ainda segundo Andresa, as intervenções terão cerca de uma hora de duração e precisarão ser agendadas com antecedência. O atendido passará por um período de avaliação prévia e, após constatada a necessidade, será encaminhado para as atividades. “Os atendimentos serão específicos de cada caso. Receberemos pessoas com necessidades educacionais especiais, com dificuldades no processo de alfabetização e com problemas emocionais e/ou comportamentais associados à aprendizagem. De forma geral, trabalharemos com orientações aos pais e com diversos recursos psicopedagógicos”, conclui a coordenadora.

Atividades práticas

Um grupo de estudantes do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia realizou, no dia 25 de junho, atividades práticas para preparar o ambiente que receberá os atendidos. O objetivo foi tornar as salas mais lúdicas, humanizadas e confortáveis. Foram produzidas diferentes materiais, como jogos e brincadeiras, que visam à execução das atividades educacionais e que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem. As expectativas dos alunos Camila Sarti e João Carlos Ribeiro, da etapa final da pós-graduação, são altas. “O mais prazeroso, para mim, é saber que ajudarei alguém com dificuldades de aprendizagem. Sabemos que essas pessoas são capazes e que precisam apenas de um apoio”, afirma Camila.

Para Ribeiro, ex-aluno do Curso de Pedagogia do Moura Lacerda, o Núcleo surgiu para consolidar sua formação. “Muitos aqui já atuam como professores nas redes pública e privada de Ribeirão Preto. A especialização em psicopedagogia veio para somar e complementar nossa função como educadores. Nas salas de aula, temos um contato mais coletivo e, aqui, o atendimento será mais específico e individualizado. Pretendo seguir nessa área e a experiência será uma base para mim”, conclui.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.