José Roberto Geraldine Junior, arquiteto e urbanista, consultor em Planejamento Urbano

O grande desejo de se profissionalizar em uma área na qual pudesse, de alguma forma, ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas levou José Roberto Geraldine Junior a cursar Arquitetura e Urbanismo. “Fiz isso para ter mais oportunidades ao trabalhar com as cidades e, hoje, passados mais de 20 anos de formado, vejo que acertei em escolher essa profissão”, afirma. Graduado em 1994 pelo Centro Universitário Moura Lacerda, atualmente, ele é consultor em Planejamento Urbano em escritório próprio em Ribeirão Preto.

Segundo Geraldine Junior, o Moura Lacerda sempre foi reconhecido por sua tradição nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia e este foi o principal motivo para que optasse pela instituição. Ele lembra com carinho da estrutura e da estreita relação entre os professores e os alunos. “Iniciei a graduação na sede, nos Campos Elíseos, e conclui no Campus II. O belo projeto de Oscar Niemeyer sempre motivava toda minha turma. Fiz grandes amizades ao longo do curso, tanto com os colegas de sala como com os docentes. Muitos estão em outras regiões do país, mas, quando temos oportunidade, nos encontramos”, diz.

Formação continuada

Adepto ao conceito de que dedicação, capacitação e trabalho árduo são palavras chaves para traçar uma carreira de sucesso, Geraldine Junior especializou-se em Urbanismo Moderno e Contemporâneo, na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, e tornou-se Mestre em Urbanismo na mesma instituição. Após um período de intercâmbio no exterior, fez o Doutorado em Planejamento Urbano e Regional na USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista. “Minha formação sólida, adquirida no Moura Lacerda, possibilitou o acesso a outras importantes instituições de ensino superior reconhecidas internacionalmente. Isso viabilizou um diferencial em meu currículo. Com certeza, sem este conhecimento alcançado na graduação, não teria acesso às oportunidades que vieram a seguir”, salienta.

Carreira acadêmica

Geraldine Junior iniciou a carreira profissional em escritório próprio, com mais três sócios, todos colegas do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda. Segundo ele, isso permitiu que adquirisse experiência com relação à execução de obras, atendimento e relacionamento com os clientes e, principalmente, a construir uma rede de colaboradores. Em 1997, iniciou sua carreira acadêmica. “Lecionei Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional em três IES (Instituições de Ensino Superior) do Estado de São Paulo. Também exerci a presidência da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo por dois mandatos”, ressalta. Por 12 anos, coordenou o Curso de Arquitetura e Urbanismo de uma IES em Ribeirão Preto. Na ocasião, participou, como representante da entidade, do Conselho Municipal de Urbanismo, órgão consultivo da prefeitura, presidindo o mandato de 2014/2015.

Conselhos da categoria

Como arquiteto, Geraldine Junior atuou nas autarquias de regulamentação da profissão. Foi conselheiro Regional no Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e conselheiro representante das IES no Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). A partir de 2010, com a criação do CAU-BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), ele foi eleito conselheiro Federal, cargo no qual atua desde 2012, coordenando a Comissão de Ensino e Formação e a Comissão de Relações Internacionais.
De acordo com Geraldine Junior, a participação no CAU-BR e nas instituições de ensino possibilitaram que atuasse em diversos convênios, acordos bilaterais e parcerias internacionais ao longo dos últimos 15 anos. “Nestas atividades, representei estas organizações em eventos globais, como, por exemplo, o Fórum Urbano Mundial, a Conferência Mundial sobre o Clima e em congressos mundiais de arquitetos”, finaliza.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa – Snapchat: milagredoverbo