Joelma Louzada, aluna do Curso de Educação Física (Licenciatura) do Centro Universitário Moura Lacerda, escolheu a primeira fileira do Auditório “Ilka de Moura Lacerda” para assistir a palestra “Comunicação Interpessoal: a grande ferramenta da liderança”, ministrada pelo coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação da instituição, Osmar Rosanese, no dia 28 de julho. Para a estudante, as estratégias para melhorar a performance pessoal foram esclarecedoras e oportunas. “Não me sinto confortável em falar em público, mas, como futura educadora física, lidarei com crianças e sei que preciso enfrentar esse obstáculo. As técnicas que ele apresentou me ajudarão muito e com certeza treinarei em casa”, afirmou.

Rosanese ressaltou que quase 100% das empresas apontam a Comunicação como principal habilidade exigida nas contratações. Por isso é importante ter cuidados com gírias, pleonasmos, uso excessivo do gerúndio e vícios de linguagem – como as expressões “tá”, “né”, “viu”, “tipo”, “entende”. O receio de falar em público foi um dos tópicos da palestra. “O medo é um de nossos maiores vilões. Para enfrentá-lo devemos nos perguntar ‘o que o alimenta?’ Algumas respostas são baixa autoestima, falta de confiança, sentimento de inferioridade, pavor de exposição, entre outras”, disse.

Maior confiança

O palestrante também lembrou que plateia não está presente apenas em palestras, mas também em reuniões, entrevistas de emprego, vendas, relacionamento interpessoal e etc. “Quem consegue falar em público desenvolve uma confiança maior em relação às pessoas ao seu redor. Melhorando a comunicação interpessoal o profissional se torna um bom líder, passa a ser mais competitivo, enriquece seus argumentos, entre tantos outros benefícios”, salientou Rosanese.

 

O encontro reuniu alunos, ex-alunos e público em geral. Juliana Souza, formada em Gestão de Recursos Humanos pelo Moura Lacerda em 2015, contou que as informações adquiridas na palestra melhoraram seu currículo. “Gosto de participar de atividades como essas, pois nos proporcionam mais conhecimento, formação educacional, vivências e aumentam nossa ‘bagagem’. Na minha área de atuação tenho que saber lidar com pessoas, e essas técnicas de aprimoramento são fundamentais para um bom desempenho”, finalizou.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa – Snapchat: milagredoverbo.