Estudantes do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda acompanharam, no início de agosto, uma visita do Grupo de Estudos “Multiplicadores da Saúde” – projeto social realizado pela Forp/USP (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo). A escola Sesi-345, localizada na Vila Recreio, recebeu os universitários de ambas as instituições, que abordaram a importância de escovar os dentes corretamente e fazer visitas regulares ao dentista. A fim de envolver as crianças, eles adaptaram o conteúdo educativo sobre higienização bucal utilizando os jogos didáticos confeccionados com materiais reciclados pelos alunos do Moura Lacerda.

Com ilustrações e coreografias, os universitários da USP e do Moura Lacerda enfatizaram a necessidade da escovação quatro vezes ao dia ou após as refeições, além do uso do fio dental. Depois, as crianças se divertiram com os jogos espalhados pela quadra. A professora do Moura Lacerda Rejane Kobori, responsável pela parceria entre o Centro Universitário e a Forp/USP, lembrou a importância dos métodos educacionais durante a atividade. “A Pedagogia pode auxiliar as mais diversas áreas do conhecimento. O uso dos jogos proporcionaram aos alunos do Curso de Odontologia uma ‘aula’ mais dinâmica, criativa e de fácil compreensão”, afirmou.

Na prática

Leonardo Duarte, aluno do 3º ano de Odontologia, aprovou a experiência e enfatizou que os jogos tornaram o aprendizado mais divertido. “É uma dinâmica interessante, pois, em um primeiro momento, passamos todas as informações durante a palestra. Depois as crianças veem o conteúdo teórico em forma de brincadeira. Isso é muito bom para uma melhor interação”, disse. Luciana Carvalho, do 4º período de Pedagogia, ficou feliz pelo resultado de seu trabalho. “Enquanto confeccionávamos os jogos, não tínhamos noção do quão importante seriam. Acredito que o projeto será um sucesso”, completou.

Ana Elisa Ferreira concluiu o Curso de Pedagogia no Moura Lacerda em 2015 e também esteve presente no desenvolvimento dos materiais. Ao saber da visita ao Sesi-345, ela não perdeu a oportunidade de participar. “Estou sempre buscando conhecimento e sei que atividades como essa agregam ainda mais a minha formação”, finalizou. Os jogos educativos continuarão sendo utilizados pelos universitários da instituição pública estadual em ações sociais promovidas em creches, ONGs e comunidades carentes da periferia da cidade.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo