Uma palestra ministrada, no dia 10 de agosto, pelo perito Vaine Luiz Barreira, prendeu a atenção dos estudantes dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e de Análise de Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Moura Lacerda. O especialista abordou temas como a investigação de crimes digitais e computação forense. Segundo ele, as contravenções feitas pela internet movimentaram, em 2014, mais dinheiro que os tráficos de drogas e de armas juntos – um dos fatores que explica a migração dos criminosos para o mundo virtual.

Exemplos de crimes digitais envolvendo pessoas físicas e jurídicas, cuidados que devem ser tomados com os dispositivos eletrônicos – como notebooks, desktops, tablets, smartphones e relógios inteligentes –, informações sobre códigos maliciosos, perfis dos criminosos e formas de atuação dos mesmos foram alguns dos tópicos discutidos durante a palestra. O perito proporcionou momentos de bate-papo com a plateia, mediados pelo coordenador dos cursos, José Ferreira de Souza Neto.

De acordo com o docente, a participação dos estudantes foi bastante ativa e eles se mostraram interessados, fazendo perguntas e pontuando questões relevantes. “Os alunos conseguiram relacionar de forma muito positiva que o conteúdo ensinado em sala de aula e o tema abordado na palestra foram complementares. Dessa forma, puderam discutiram com o palestrante exemplos reais e, com isso, conseguiram absorveram um conhecimento ainda maior”, ressaltou José Ferreira.

Sobre o palestrante

Com mais de 25 anos de experiência nas áreas de Gestão de Tecnologia da Informação, Auditoria de Sistemas, Infraestrutura de Redes, Computação em Nuvem, entre outras, Vaine Luiz Barreira já atuou em projetos de empresas nacionais e multinacionais de médio e grande portes. É especialista em segurança da informação, crimes digitais (computação forense) e testes de vulnerabilidade. Também é membro da SBCF (Sociedade Brasileira de Ciências Forenses), da HTCIA (High Technology Crime Investigation Association), da ACFE (Association of Certified Fraud Examiner), além de consultor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Araraquara.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-98169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Snapchat: milagredoverbo